Angop - Agência de Notícias Angola Press

José Luís Mendonça fala sobre literatura angolana na UEA

04 Agosto de 2014 | 18h21 - Lazer e Cultura

Luanda - "A literatura angolana e os factores exógenos da sua produção" é o tema da Maka à Quarta-Feira da União dos Escritores Angolanos (UEA) a ser proferida pelo escritor angolano, José Luís Mendonça no dia 6 do corrente mês.

  • Escritor angolano José Luís Mendonça
  • Escritor angolano José Luís Mendonça

Uma nota de imprensa da UEA, chegada hoje, segunda-feira, à Angop, indica que o escritor levará em debate, entre outros aspectos, os factores que concorrem para a produção literária angolana, como a língua, a imprensa e a criatividade.

O documento acrescenta que o evento visa ainda incentivar os leitores a reflectirem sobre os aspectos cruciais da história e da vida em sociedade, para que tomem consciência do lugar e do papel do cidadão no mundo.

José Luís Mendonça, nascido em 24 de Novembro de 1955, na província do Cuanza Norte, é licenciado em Direito pela Universidade Agostinho Neto (UAN) e membro da União de Escritores Angolanos (UEA).

É jornalista e autor, entre outros, dos livros “Chuva Novembrina”, galardoado com o Prémio Sagrada Esperança/1981, “Gíria de Cacimbo”, Prémio Sonangol de Literatura/1986, “Respirar as Mãos na Pedra”, vencedor do Grande Prémio Sonangol de Literatura/1988 e “Quero Acordar a Alva” Prémio de Literatura Sagrada Esperança/1996.

José Luís Mendonça escreveu ainda as obras “Logaríntimos da Alma”, “Poemas de Amar”e "Ngoma do Negro Metal”.