Angop - Agência de Notícias Angola Press

Angola: Região Militar Luanda vai cooperar com MGA no controlo da costa marítima

19 Setembro de 2014 | 16h05 - Política

Luanda - O comandante da Região Militar Luanda, General Simão Carlitos "Wala", anunciou nesta sexta-feira, na capital do país, que aquele órgão vai cooperar com a Marinha de Guerra Angolana (MGA), no patrulhamento da costa marítima.

  • Almirante Gugú (à esquerda) e o Tenente-general Wala Comandante da RM Luanda

Falando à Angop, no final de uma visita que uma delegação da Região Militar Luanda efectuou ao Comando da MGA, o general explicou que o assunto foi abordado com o comandante daquele ramo das FAA, Almirante Augusto da Silva "Gugú", de quem recebeu garantias de implementação deste projecto.

Justificou a intenção com o facto de em algumas ocasiões a costa marítima ser utilizada por indivíduos desconhecidos, com navios de pequeno porte, na transportação e circulação de cidadãos ilegais, maioritariamente estrangeiros, para a capital do país.

Disse ter recebido garantias do Almirante "Gugú" de que se vai efectivar o projecto, que deverá merecer a aprovação ao mais alto nível das Forças Armadas Angolanas (FAA).

Tratando-se de uma missão que visa garantir a defesa e tranquilidade das populações, particularmente da cidade capital, referiu que, para o almirante, "constitui motivo de satisfação a intenção do Comando da Região Militar Luanda de colaborar com os órgãos vocacionados na defesa das águas marítimas".

O comandante da Região Militar Luanda, que se fez acompanhar de membros do seu comando, prometeu continuar a desenvolver esforços com os órgãos operativos de Luanda, no sentido de se combater a criminalidade organizada na capital.

Na cerimónia de apresentação aos efectivos da Região, realizada em Maio deste ano, o general Simão Carlitos "Wala" prometeu cooperar com todos os órgãos especializados, para o combate da criminalidade em Luanda.