Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

30 Maio de 2001 | 11h14

-

Cairo

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cairo, 30/05 - Mais de 400 soldados das forcas armadasdo Sudão foram mortos em três batalhas com os rebeldes sulistas, queocuparam uma cidade "estratégica do sul, informou Terça-feira oporta-voz do Exército de Libertação dos Povos do Sudão (SPLA).

O SPLA "libertou" na sexta-feira a "estratégica" cidade deDeim Zoubeir e "desbaratou as forcas governamentais compostas porvárias guarnições, num total de mais de 300 homens", refere umcomunicado rebelde distribuído hoje.

Cinco veículos de transporte de tropas, vindos em reforço dasforças governamentais, foram destruídos pelo SPLA, acrescenta ocomunicado do movimento guerrilheiro.

"Mais de 400 pessoas foram mortas nas três batalhas",reivindicou o SPLA.

O líder do Exército de Libertacao dos Povos do Sudão (SPLA), ocoronel John Garang, decidiu renomear a cidade de Deim Zoubeir comoDeim do Sudão Novo.

Uma guerra civil opõe desde há 18 anos o regime de Cartum aosrebeldes do SPLA, que luta pela autodeterminação do sul de maioriacristã e animista. Vários partidos de oposição nortistas apoiam oSPLA, no quadro da Aliança Nacional Democrática (AND).