Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

10 Fevereiro de 2008 | 12h32

Tanzânia: Presidente tanzaniano nomeia novo primeiro-ministro

Arusha

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Arusha, 10/02 - Mizengo Pinda foi designado sexta-feira novo primeiro-minitro da Tanzânia pelo Presidente Jakaya Kikwete para suceder a Edward Lowassa, que se demitiu na véspera por alegado envolvimento num escândalo financeiro.

A nomeação de Pinda foi aprovada sexta-feira à noite com uma esmagadora maioria pelo Parlamento reunido na sua sede em Dodoma, no centro do país, durante uma sessão transmitida em directo pela rádio e pela televisão.

De 59 anos, o novo primeiro-ministro era secretário de Estado para os Assuntos Regionais e Administração Local no Governo de Lowassa.

O primeiro-ministro cessante anunciou quinta-feira última ao Parlamento ter apresentado a sua demissão depois ter sido citado num caso de corrupção. Segundo um relatório apresentado ao Parlamento sobre um contrato de fornecimento de electricdade assinado entre o Governo e a empresa norte-americana Richmond, Lowassa e outros altos responsáveis governamentais teriam intervindo na altura do lançamento do concurso a favor desta última.

Esta demissão intervém uma semana antes da visita à Tanzânia do Presidente norte-americano, George Bush, que se deslocará igualmente ao vizinho Ruanda, durante este périplo africano.

Em Janeiro último, o Presidente tanzaniano demitiu o governador do Banco Central após uma auditoria que revelou malversações em operações de reembolso da dívida externa do seu país que figura entre os mais pobres do planeta.