Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

19 Julho de 2008 | 16h54

Presidente deposto de Anjouan Mohamed Bacar chega a Cotonou

Benin/França

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

 Cotonou, 19/07- O presidente deposto da Ilha comoriana de Anjouan, o coronel Mohamed Bacar, chegou hoje (sábado), a Cotonou,
proveniente da ilha francesa da Reunião onde foi expulso, constatou a imprensa no local.

    Bacar, que chegou sob escolta francesa no aeroporto de Cotonou, foi expulso este sábado, da ilha francesa da Reunião, conjuntamente com o seu irmão e dois dos seus homens, tendo viajado num vôo especial fretado pelo governo francês.

    Ele, foi entregue as autoridades beninenses e, momentos após a sua chegada ao Benin, foi escoltado por quatro veículos da polícia local em direcção a um hotel da capital beninense.

    " Eu sai porque a União africana (UA) exibiu-me um cartão vermelho. 

Ficarei no Benin enquanto puder", declarou à chegada, Mohamed Bacar.

    Segundo fontes bem informadas, ele deverá permanecer alguns dias em Cotonou, antes de ser enviado para uma cidade do norte do país que dista a cerca de 500 quilómetros, para um tempo indeterminado.

    Segundo fontes locais, o antigo homem forte de Anjouan deverá abster-se durante a sua estadia, de toda actividade política.

    Presidente de Anjouan, desde Março de 2002, mas cuja reeleição em Junho de 2007, havia sido impugnada pela União das Comores e a UA, Mohamed Bacar, foi derrubado há quatro meses através de uma operação do exército comoriano e de tropas mandatadas pela União africana.