Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

19 Agosto de 2009 | 13h05 - Actualizado em 19 Agosto de 2009 | 13h04

Inscritos mais de 813 mil eleitores para as presidenciais

Gabão/Eleições

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Libreville - Mais de 813 mil eleitores estão inscritos para as eleições presidenciais de 30 de Agosto de2009 no Gabão, indicou terça-feira em Libreville, o ministério gabonês do Interior, citado pela France Press (AFP).


   
"A lista eleitoral acaba de ser entregue ao CENAP  - a Comissão Eleitoral Nacional Autónoma e Permanente, que organiza os escrutínios, declarou à AFP, Jean Eric Nziengui Mangala, conselheiro em comunicação desse ministério encarregue da preparação das eleições.


   
A lista comportava antes da revisão, 732 mil eleitores.


   
No total, 23 candidatos estão na corrida, dos quais o filho do defunto presidente Omar Bongo Ondimba, Ali Bongo, antigo ministro da Defesa "exonerado das suas funções" governamentais pouco antes da abertura, em 15 de Agosto de 2009, da campanha eleitoral.


   
A maior parte dos seus adversários têm exprimido à sua inquietação sobre a fiabilidade das listas eleitorais, evocando entre outras questões, o curto espaço de tempo disponível para as inscrições. 


   
Um colectivo de 11 candidatos decidiu pressionar à justiça para adiar o escrutínio. Até terça-feira, não havia nenhuma indicação sobre esse propósito. 


   
Enquanto isso, um candidato independente iniciou a 15 de Agosto de 2009, uma greve de fome, solicitando também ao adiamento das mesmas.