Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

28 Agosto de 2009 | 17h42 - Actualizado em 28 Agosto de 2009 | 17h41

Chefe de Estado lança novo programa anti-corrupção

Zâmbia

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Lusaka - O presidente zambiano, Rupiah Banda, lançou quinta-feira um novo programa anti-corrupção, com vista a eliminar as dúvidas sobre as capacidades do seu governo de lutar contra este flagelo, depois de ter sido inocentado o antigo chefe de Estado Frederick Chiluba.
   

Este programa, segundo Mbanda, reforçará o engajamento do governo para erradicar a corrupção e prevê a aplicação prática de um programa de trabalho pelas agências governamentais visando a colaboração do público no quadro dos inquéritos.
   

"Reiteramos o nosso engajamento em prosseguir com o mesmo propósito "tolerância zero contra a corrupção". A guerra contra a corrupção é da responsabilidade de todos", declarou Banda.

   
"O meu governo deve estar atento em relação a lei e aos direitos humanos, mesmo que lutemos contra a corrupção, não devemos deixar de respeitar os direitos constitucionais como tem sido apontado", acrescentou.                  
   

Essas declarações foram  feitas, depois de ter sido inocentado, a 17 de Agosto, o antigo chefe de Estado Frederick Chiluba, das acusações de corrupção e desvio de fundos públicos de 500.000 dólares (350. 000 euros - 1 dólar equivale a 78 kwanzas).
   

Os partidos da oposição acusaram Banda de ter influenciado a justiça para inocentar Chiluba.