Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

01 Outubro de 2009 | 12h49 - Actualizado em 01 Outubro de 2009 | 16h50

Ministro da Economia e do comércio morre em Paris

RD Congo

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira da RDC

Foto: Angop

 Kinshasa - O ministro da Economia e do comércio da República Democrática do Congo (RDC), André-Philippe Futa, um dos principais apoiantes do presidente, Joseph Kabila, morreu hoje (quinta-feira) em Paris, noticiou a France Press (AFP), citando fontes familiares em Kinshasa.

Segundo o deputado Crispin Kalala Mpotoyi, presidente interino do Partido da Aliança Nacional para a Unidade (PANU), fundado em 2004, pelo defunto, o governante morreu quarta-feira no sono, no seu quarto num dos hotéis de Paris.

De acordo ainda com o parlamentar, o ministro da Economia, de 63 anos, "estava em escala em Paris e deveria regressar hoje (quinta-feira) à Kinshasa, após ter representado o seu país na segunda cimeira América do Sul-África (ASA), que decorreu em finais de Setembro na Venezuela e que reunira 60 países das duas regiões.

 Originário da província diamantífera do Kassai oriental(centro), André-Philippe Futa, jogou um papel preponderante na vitória de Joseph Kabila, nas presidencias de 2006, na qualidade de coordenador da Aliança da Maioria Presidencial (AMPA), a coligação no poder na República Democrática do Congo (RDC).

 Foi sucessivamente ministro da Economia (2002), da Indústria, das pequenas e médias empresas (2003), e posteriormente das Finanças (2003).

Eleito em 2007, Senador pelo Kassai Oriental, integrou  um ano mais tarde, o governo formado por Antoine Gizenga e postertiormente por Adolphe Muzito, como ministro da Economia.

 Titular de um mestrado em agro-economia pela Universidade da Flórida e de um doutorado em Economia pela Universidade de Oklahoma (EUA), André-Philippe Futa, foi no início dos anos 70, professor assistente na Universidade Nacional do Zaire,actual RDC.