Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

14 Fevereiro de 2011 | 19h53 - Actualizado em 14 Fevereiro de 2011 | 19h53

Ciclone tropical Bingiza afecta o norte da ilha.

Madagáscar

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Antananarivo - O ciclone tropical Bingiza, acompanhado de ventos soprando a 180 quilómetros/hora atravessa o norte de Madagáscar, desde hoje (segunda-feira) de manhã, indicou à AFP o Gabinete Nacional Malgaxe de Gestão dos Riscos e Catástrofes (BNGRC), que ignora de momento o balanço material ou humano.


“Após ter tocado a terra essa manhã (segunda-feira) as 6H00 locais (03H00 GMT - 4H00 de Angola) sobre o cabo este, o ciclone tropical Bengiza atravessou a baía de Antongil, os distritos de Maroantsetra e de Mananara-Avaratra”, segundo o BNGRC que lançou um “aviso de perigo eminente” nos 33 distritos do norte do país.


A 15H00 (12H00, o centro do ciclone estava localizado em Mandritsara, precisou o BNGRC.


As chuvas abundantes acompanhadas de rajadas de ventos podem ultrapassar os 180km/hora serão agora observados sobre as regiões de Analanjirofo, Atsinanana, Sava e Sofia.


Nas várias localidades, os postos eléctricos foram destruídos, provocando  cortes de electricidade. Algumas comunas foram ameaçadas de inundações por causa da subida da água dos rios.


O distrito de Manarara-norte, situada na costa leste, é até ao presente o mais afectado, com 80% de edifícios com tectos danificados.


Até ao momento, as autoridades não fazem estado de nenhuma perda humana nem nenhum ferido, a evacuação do número de sinistrado permanece difíceis por problemas de comunicação.


Em 2010, a forte tempestade tropical Hubert havia causado a morte de pelos menos 36 pessoas e feito pelo menos 85 mil sinistrados.