Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

01 Novembro de 2011 | 12h38 - Actualizado em 01 Novembro de 2011 | 12h41

Morreu ex-Presidente Ali Saibou

Níger

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Niamey - O ex-Presidente nigerino, o general Ali Saibou (1987-1993), morreu segunda-feira em Niamey aos 71 anos de idade, na sequência duma longa doença, anunciou a rádio local, citada hoje pela PANA.

Exéquias nacionais serão organizadas hoje (terça-feira) em Niamey e na sua aldeia natal de Dingazi-Banda, onde ele será enxumado, indicou a mesma fonte.

Antigo ministro e chefe do Estado-Maior do Exército, o coronel Ali Saibou foi designado Presidente do Níger após a morte em Paris do general Seyni Kountché em Novembro de 1987.

"Homem da resolução dos conflitos", como ele é chamado afectuosamente, Ali Saibou instituiu em 1990 o multipartidarismo no Níger
sob a pressão das forças democráticas, dos sindicatos e das associações.

Após a organização duma conferência nacional soberana que durou 103 dias, ele foi privado do essencial do seu poder e confinado num papel protocolar durante o período transitório que desembocou no advento dos poderes democraticamente eleitos em 1993.

Doente durante muito tempo, o general Saibou viveu, desde a sua partida da chefia do Estado, na sua residência privada no centro de Niamey, realizando discretamente a sua tarefa de Grande Chanceler das Ordens Nacionais.