Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

12 Julho de 2011 | 12h04 - Actualizado em 12 Julho de 2011 | 12h04

PR timorense saúda independência

Sudão do Sul

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

   
Díli - O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, saudou o nascimento do Estado do Sudão do Sul e anunciou o desejo do seu país em estabelecer relações diplomáticas com a nova república, divulgou hoje (terça-feira) a presidência. 
 
 
A independência do Sudão do Sul, a 09 de Julho, sublinha Ramos-Horta, "reflete a aspiração mais profunda do povo do Sudão do Sul, conforme expresso no referendo em Janeiro, após décadas de luta e sofrimento". 
 
   
"A determinação do povo do Sudão do Sul culminou finalmente neste grande momento, que abre agora as portas a inúmeras oportunidades para que o novo país possa avançar na senda da democracia, prosperidade, paz e harmonia", declarou o Presidente da República de Timor-Leste. 
 
   
Na declaração, Ramos-Horta diz estar empenhado "em parceria com o Estado e o povo do Sudão do Sul, para a promoção da democracia, liberdade e direitos humanos no mundo" e anuncia que Timor-Leste "deseja estabelecer relações diplomáticas" com a República do Sudão do Sul. 
 
   
"A República Democrática de Timor-Leste e a República do Sudão do Sul estão unidas pela história da luta dos nossos povos, pelo respeito mútuo e pela visão partilhada de um mundo em que as nações, os Estados e os povos podem coexistir em paz e harmonia, e em que a natureza é preservada para as gerações futuras", conclui.