Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

29 Maio de 2012 | 17h35 - Actualizado em 29 Maio de 2012 | 17h35

País restaura antiga bandeira nacional

Malawi

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Blantyre - O parlamento do Malawi votou ao regresso da antiga bandeira nacional que data a independência de 1964 e abolida em 2010 pelo falecido presidente Bingu wa Mutharika, informou hoje (terça-feira) a rádio estatal, citada pela AFP.

O presidente do parlamento Henry Phoya explicou à rádio que o parlamento não tinha sido suficientemente consultado no tempo de Mutharika.

Ele também qualificou a bandeira adoptada na independência representando um nascer do sol vermelho, superando três bandas horizontais em preto, vermelho e verde - o "símbolo sagrado".

"A mudança não importa o que (era) uma violação do sentimento nacional do país e um símbolo acalentado dos malawís que detinham apaixonadamente", acrescentou.


     
O  Presidente Mutharika, subitamente morreu em Abril de 2012, quando estava cada vez mais contestado e tinha imposto há três anos uma bandeira invertendo a ordem das faixas e atingiu um sol branco no centro, simbolizando a entrada do Malawi numa "nova era".

Aos seus olhos, o Malawi não poderia mais em 2010 como em 1964, ser simbolizado pelo sol da madrugada e não seria bom "viver em permanência com o passado."

Os seus críticos, incluindo a influente Igreja Católica, tinha considerado que esta mudança devia ser decidida por referendo.