Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

17 Dezembro de 2014 | 18h16 - Actualizado em 17 Dezembro de 2014 | 18h16

Somália:Nomeado um novo Primeiro Ministro

Mogadíscio - Um novo Primeiro Ministro foi nomeado hoje (quarta-feira) na Somália, Omar Abdirashid Ali Sharmarke, que tinha já ocupado essa função em 2009-2010, nesse país assolado por acções desestabilizadoras dos insurgentes islamitas shebab, noticiou a AFP.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira da Somália

Ele substitui à frente do governo Abdiweli Sheikh Ahmed, que entrou em conflito com o chefe de Estado e objecto no início de Dezembro de uma moção de censura dos deputados. Essa luta de poder inquieta à comunidade internacional que continua a sustentar a tudo custo às frágeis autoridades somalis.

"Sinto-me honrado por ter escolhido Omar Abdirashid Ali, como novo Primeiro Ministro do País", declarou a imprensa o presidente somali Hassan Sheikh Mohamud.

Sharmarke, 54 anos, que foi chefe do governo interino entre 2009 e 2010, é o primeiro a ocupar duas vezes as funções de Primeiro Ministro no país.        

"Vou continuar a trabalhar para trazer à estabilidade (...) e para levar o país ao caminho das eleições livres", que o país vai organizar em 2016, às primeiras desde há mais de 25 anos, assegurou Sharmarke.                

O Novo Primeiro Ministro tem 30 dias para formar um governo que deverá ser aprovado pelo Parlamento.

Economista e possuindo uma dupla nacionalidade somali e canadiana, Sharmarke, cujo pai Abdirashid Ali Sharmarke foi presidente da Somália de 1967 até ao seu assassinato em 1969, ocupou as funções de primeiro embaixador do seu país nos Estados Unidos há mais de 20 anos.                 

               

Assuntos Governação   Somália  

Leia também
  • 05/11/2018 09:57:20

    Somália: AFRICOM mata quatro militantes djihadistas

    Mogadíscio - O Comando Americano para a África (AFRICOM) anunciou domingo em Estutugarde, Alemanha, ter morto quatro militantes shebab, num ataque aéreo, sábado, em Araara, Sul da Somália, noticia à Xinhua.

  • 18/10/2018 11:27:56

    Etiópia, Eritreia e Somália discutem vias para fortalecer cooperação

    Addis Abeba - Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Etiópia e da Eritreia deslocaram-se para Mogadíscio, capital da Somália, para manter conversações sobre questões regionais, soube-se na quarta-feira.

  • 17/10/2018 10:36:10

    Somália: Ataque americano mata 60 combatentes Shebab

    Mogadíscio - Um ataque aéreo das Forças especiais americanas mataram a 12 de Outubro, 60 terroristas shebabs, nos arredores da cidade de Harardhere, região de Mudug, Centro da Somália anunciou terça-feira o Exercito dos Estados Unidos.

  • 16/10/2018 15:43:27

    Etiópia: Mulheres formam metade do novo governo

    Addis Abeba - O Primeiro-Ministro etíope, Abiy Ahmed, nomeou nesta terça-feira, em Addis Abeba, um novo governo com metade das suas pastas a cargo de mulheres, no âmbito das reformas promovidas nos últimos meses, noticiou a Prensa Latina.