Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

15 Abril de 2014 | 18h31 - Actualizado em 15 Abril de 2014 | 18h31

Força Aérea portuguesa e Guarda Costeira são-tomense em patrulhas conjuntas

São Tomé, - Militares da Força Aérea portuguesa e da Guarda Costeira são-tomense efectuam quarta-feira voos conjuntos de fiscalização das águas marítimas da ilhas lusófonas, anunciou nesta terça-feira o primeiro-ministro, Gabriel Costa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Primeiro-Ministro santomense, Gabriel Costa

Foto: Pedro Parente


"Faz falta esse tipo de fiscalização, nós temos verificado nos últimos tempos uma intensificação de actividades neste domínio, o que denota a preocupação do Estado são-tomense e da comunidade internacional, particularmente de Portugal e da União Europeia com a questão de pirataria marítima", disse Gabriel Costa.  
 
A missão de fiscalização conjunta da zona económica exclusiva de São Tomé e Príncipe se inscreve no âmbito do acordo assinado em finais do ano passado entre os dois países, no âmbito da fiscalização marítima e será efectuado com o avião de patrulhamento marítimo da força aérea portuguesa P3 Orion que se encontra em São Tomé.  
 
O primeiro-Ministro são-tomense sobrevoou hoje toda a zona económica exclusiva do seu país a bordo do P3 e considerou a pirataria marítima no Golfo da Guiné como um flagelo.  
 
"É um avião convenientemente equipado e com capacidade para detectar tudo o que é anomalia nas nossas águas. Portanto, permite que, em cooperação com a nossa guarda costeira, possamos detetar actividades que põem em causa a segurança marítima nessa zona do Golfo da Guiné", considerou Gabriel Costa

Leia também
  • 28/01/2019 16:39:16

    ADI de São Tomé marca congresso ordinário para 30 de Março

    São Tomé - O conselho nacional do Acção Democrática Independente (ADI), na oposição em São Tomé, marcou para 30 de Março o congresso ordinário do partido e ratificou uma comissão de gestão para preparar o evento, disse fonte partidária.

  • 15/01/2019 19:03:25

    China oferece equipamentos hospitalares e medicamentos a São Tomé e Príncipe

    São Tomé - A China doou hoje ao principal hospital de São Tomé e Príncipe equipamentos, medicamentos e consumíveis, avaliados em mais de 130 mil euros, disse o embaixador deste país na capital são-tomense, Wang Wei.

  • 04/01/2019 19:09:51

    São Tomé tem novo governador do Banco Central

    São Tomé - O Governo são-tomense nomeou Américo Soares de Barros para o cargo de governador do Banco Central de São Tomé e Príncipe (BCSTP) e Maribel Rocha para directora da Polícia Judiciária, indica um comunicado do Conselho de Ministros hoje divulgado.

  • 04/01/2019 15:16:56

    Parlamento são-tomense adia eleição de novos juízes para Tribunal Constitucional

    São Tomé - O parlamento são-tomense adiou para o próximo dia 17 a eleição de juízes conselheiros para o Tribunal Constitucional (TC), agendada para a sessão plenária de quinta-feira, por falta de candidaturas do Acção Democrática Independente (ADI), indicou fonte parlamentar.