11 Maio de 2015 | 18h23 - Actualizado em 11 Maio de 2015 | 18h23
Zimbabwe:Governo prevê introduzir quatro línguas estrangeiras no sistema de ensino
Harare - O governo zimbabweano prevê tornar obrigatório no sistema de ensino a introdução do chinês, francês, swahili e português, quatro línguas estrangeiras úteis para os negócios e para a comunicação em África, um projecto denunciado como "ilusório" por parte de alguns professores, noticiou a AFP.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Bandeira do Zimbabwe
Foto: Pesquisa
O projecto aguarda pela luz verde do Conselho de ministros, devendo também os alunos do sector público terem a disciplina da Agricultura, como nova matéria do programa curricular.
O Zimbabwe conta com quatro línguas oficiais, o shona, o ndebele e o inglês, todas tradicionalmente utilizadas para a vida económica e administrativa, em mais de 13 línguas veiculares minoritárias.
As quatro línguas estrangeiras que o Zimbabwe projecta tornar obrigatórias são todas faladas em África, nomeadamente o chinês que a África do Sul vizinha decidiu igualmente propor no início do ano escolar de Janeiro de 2016 para os alunos dos 10 aos 15 anos, mas somente uma opção.
Acusado de ter aruinado o seu país nos anos 2000 pelas medidas económicas inapropriadas, o actual presidente zimbabweano Robert Mugabe continua, em contrapartida, ter credibilidade pela sua política educativa introduzida no país.
Leia também
-
06/02/2019 18:48:01
Opositor zimbabweano diz que diálogo nacional carece de mediação credível
Harare - O principal líder da oposição no Zimbabwe, Nelson Chamisa, anunciou que vai boicotar o encontro convocado pelo presidente Emmerson Mnangagwa para promover o diálogo nacional após o agravamento da crise económica e política no país.
- 05/02/2019 18:19:18
Vice-presidente do Zimbabwe recebe tratamento na África do Sul
Pretoria - O vice-presidente do Zimbabwe, Constantino Chiwenga, recebe tratamento médico num centro especializado na Cidade do Cabo, confirmou hoje a imprensa na capital sul-africana.
- 23/01/2019 19:20:21
Morreu músico zimbabweano Oliver Mtukudzi
Harare - A lenda do Afro-jazz zimbabweano, Oliver Mtukudzi, autor de 60 álbuns, morreu nesta quarta-feira aos 66 anos de idade num hospital de Harare, anunciou a imprensa local.
-
22/01/2019 17:33:41
Supremo Tribunal do Zimbabwe considera que bloqueio da internet é ilegal
Harare - O Supremo Tribunal do Zimbabwe considerou ilegal o corte da internet no país, instaurado depois de vários dias de protesto contra o aumento dos preços dos combustíveis, e ordenou que as ligações sejam repostas.