Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

02 Agosto de 2016 | 11h16 - Actualizado em 02 Agosto de 2016 | 11h16

Nigéria: União Europeia financia força multinacional africana contra Boko Haram

Bruxelas - A União Europeia (UE) assinou segunda-feira, em Bruxelas, um acordo com a União Africana (UA) para financiar 50 milhões de euros a favor da Força Multinacional Conjunta (FMC) criada para combater a seita islâmica Boko Haram, segundo fonte oficial europeia, citada pela Pana.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O documento foi assinado pelo comissário da UA para a Paz e Segurança, Smail Cherghui, pela alta representante da UE para a Política Externa e Segurança Comum (PESC), Federica Mogherini, e pelo comissário europeu para o Desenvolvimento, Neven Mimica.
 
Num comunicado, a Comissão Europeia saúda os esforços desdobrados há meses pelos países da Bacia do Lago Tchad, para combater a organização terrorista, que sequestrou
nomeadamente, durante um gigante rapto, em 2013, 200 alunas na Nigéria que nunca foram encontradas, sem contar os numerosos atentados reivindicados pelo grupo islamista.
 
Segundo o comunicado, estes créditos devem permitir uma maior coordenação dos esforços militares entre os países afectados pelos ataques de Boko Haram.
 
A Força Multinacional Conjunta estabeleceu o seu quartel-general em Djamena e duas representações nos Camarões e no Níger.
 
Os créditos concedidos pela UE devem servir nomeadamente para a compra de veículos de combates e meios de transporte aéreo para reforçar as capacidades de reconhecimento e a coordenação dos comandos das tropas dispostas em territórios diferentes e assim enfraquecer as capacidades de deslocação de Boko Haram.
 
A FMC que combate os terroristas de Boko Haram é formada pelo Benin, pela Nigéria, pelos Camarões, pelo Níger e pelo Tchad.

Assuntos Financiamento  

Leia também
  • 28/01/2019 10:54:54

    BAD financia infra-estruturas rodoviárias no Benin

    Cotonou - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) concede ao Benin 195 milhões e 320 mil euros (128 mil milhões e 125 milhões de franco CFA) para o financiamento de um projecto de reabilitação de infra-estruturas rodoviárias, soube hoje.

  • 17/12/2018 09:54:24

    Tunísia: Arábia Saudita concede 830 milhões de dólares ao país

    Tunis - A Arábia Saudita vai conceder à Tunísia uma ajuda financeira de cerca de 830 milhões de dólares americanos, para financiar o seu Orçamento de Estado e projectos diversos, disse durante o fim-de-semana o primeiro-ministro tunisino, Youssef Chahed, informou a PANA.

  • 13/12/2018 10:57:16

    Moçambique: Financiamento de projecto de gás natural lançado junto da banca

    Maputo - O financiamento do projecto de exploração de gás natural da Área 1 do Rovuma, no norte de Moçambique, começou a ser lançado junto da banca comercial a nível internacional, anunciou quarta-feira o ministro dos Recursos Minerais e Energia.

  • 05/12/2018 10:47:08

    Moçambique vai financiar mais de 50% do défice orçamental com crédito

    Maputo - O Governo moçambicano vai financiar mais de 50% do défice do Orçamento do Estado de 2019 com o recurso ao crédito interno e externo, de acordo com os documentos sobre a despesa pública hoje apresentados pelo executivo no parlamento, informou a Lusa.