Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

26 Setembro de 2016 | 17h55 - Actualizado em 26 Setembro de 2016 | 17h54

Cabo Verde: Governo e UE assinam Fundo de Desenvolvimento a 17 de Outubro em Bruxelas

Praia - O governo de Cabo Verde e a União Europeia (UE) assinam a 17 de Outubro, em Bruxelas, o pacote de ajuda orçamental do 11º Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) ao país africano no valor de 55 milhões de euros, noticiou esta segunda-feira a Lusa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

MAPA DE CABO VERDE

Foto: ANGOP

A informação foi avançada pelo embaixador da União Europeia em Cabo Verde, José Manuel Pinto Teixeira, indicando que o documento será assinado no âmbito da visita que o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, efectuará a Bruxelas.

Segundo o diplomata português, o fundo de financiamento será assinado por Ulisses Correia e Silva após um encontro que terá com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, durante a cimeira entre o país e a UE, que acontece na segunda semana de Outubro.

José Manuel Pinto Teixeira avançou que o próximo fundo de financiamento europeu, que será disponibilizado a Cabo Verde em forma de apoio orçamental para os próximos cinco anos, vai privilegiar o apoio à Parceira Especial e melhoria da competitividade da economia do país.

"Este é um novo aspecto que introduzimos no 11.º FED, que tem justamente a ver com aquilo que temos vindo a dizer, que Cabo Verde tem que ter maior capacidade de atrair investimentos produtivos e assim compensar a redução da ajuda pública ao desenvolvimento", disse.

O delegado da UE falava aos jornalistas à margem de uma formação que acontece na cidade da Praia para capacitação dos gestores em normas e procedimentos exigidos pela União Europeia para aplicação dos fundos de desenvolvimento.

O 10º FED, assinado em 2008 e que só agora está em fase final de execução, foi de 51 milhões de euros.

O FED é constituído pelo conjunto de contribuições dos Estados-membros da União Europeia destinado ao financiamento de actividades e projectos em Cabo Verde, o único país africano beneficiado com o 11º pacote de ajuda orçamental.

Assuntos Financiamento  

Leia também
  • 28/01/2019 10:54:54

    BAD financia infra-estruturas rodoviárias no Benin

    Cotonou - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) concede ao Benin 195 milhões e 320 mil euros (128 mil milhões e 125 milhões de franco CFA) para o financiamento de um projecto de reabilitação de infra-estruturas rodoviárias, soube hoje.

  • 17/12/2018 09:54:24

    Tunísia: Arábia Saudita concede 830 milhões de dólares ao país

    Tunis - A Arábia Saudita vai conceder à Tunísia uma ajuda financeira de cerca de 830 milhões de dólares americanos, para financiar o seu Orçamento de Estado e projectos diversos, disse durante o fim-de-semana o primeiro-ministro tunisino, Youssef Chahed, informou a PANA.

  • 13/12/2018 10:57:16

    Moçambique: Financiamento de projecto de gás natural lançado junto da banca

    Maputo - O financiamento do projecto de exploração de gás natural da Área 1 do Rovuma, no norte de Moçambique, começou a ser lançado junto da banca comercial a nível internacional, anunciou quarta-feira o ministro dos Recursos Minerais e Energia.

  • 05/12/2018 10:47:08

    Moçambique vai financiar mais de 50% do défice orçamental com crédito

    Maputo - O Governo moçambicano vai financiar mais de 50% do défice do Orçamento do Estado de 2019 com o recurso ao crédito interno e externo, de acordo com os documentos sobre a despesa pública hoje apresentados pelo executivo no parlamento, informou a Lusa.