Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

11 Janeiro de 2017 | 19h12 - Actualizado em 11 Janeiro de 2017 | 18h19

Gâmbia: Presidente Yahya Jammeh denuncia ingerência externa

Banjul- O Presidente gambiano, Yahya Jammeh, denunciou terça-feira, em Banjul, as “ingerências estrangeiras sem precedentes” no seu país, e apelou à uma solução pacífica do contencioso eleitoral que tem com a oposição.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente da Gâmbia, Yahya Jammeh

Foto: Lucas Neto

A declaração do Presidente gambiano surge algumas horas depois de o Tribunal Supremo ter se declarado incompetente para decidir sobre o seu pedido para apreciar a questão da fraude eleitoral.

Jammeh é de opinião que os gambianos podem reunir-se para encontrar uma solução, sem ingerência estrangeira.

Saliente-se que o Tribunal Supremo considerou impossível, em pouco tempo, apreciar os recursos Presidente sobre a sua derrota eleitoral, antes de recrutar os juízes que faltam.

A alta instância judicial defendeu, ao mesmo tempo, uma solução negociada com o Presidente eleito, Adama Barrow.

A decisão do Tribunal Supremo intervêm pouco antes da ida sexta-feira, à Gâmbia, de uma missão da Comunidade Económica dos Estados  da África Ocidental (CEDEAO), para convencer Yahaya Jammeh  a ceder o poder no dia 19 de Janeiro.

A Gâmbia atravessa uma crise política, desde que Yahya Jammet anunciou, no dia 9 de Dezembro de 2016, não reconhecer mais os resultados da eleição presidencial do dia 01 do mesmo mês, depois de reconhecer a sua derrota, e felicitar Adama Barrow, pela sua vitória.

Desde então, o mesmo tem sido alvo de pressões da CEDEAO e da União Africana (UA), instando-o a entregar o poder no dia 19 de Janeiro, dia do fim do seu mandato.

Assuntos Gâmbia  

Leia também
  • 19/10/2018 16:13:33

    Gâmbia: Admissão na Francofonia

    Banjul - A Gâmbia foi admitida, como observadora, na Organização Internacional da Francofonia (OIF), anunciou esta sexta-feira o Governo daquele país, citado pela PANA.

  • 13/08/2018 11:51:37

    Quadros gambianos na diáspora regressam ao país

    Banjul - Muitos gambianos, que foram para o estrangeiro trabalhar ou estudar, decidiram regressar ao país após o derrube do presidente Yahya Jammeh, noticiou nesta segunda-feira a RFI.

  • 19/06/2018 12:03:26

    Gâmbia:Dois mortos e vários feridos em confrontos entre polícias e aldeões

    Banjul - Duas pessoas morreram e várias outras ficaram gravemente feridas segunda-feira, na sequência de uma disputa ocorrida numa zona de extracção de areia em Faraba Banta, Oeste da Gâmbia, indica um comunicado da Inspecção Geral da Polícia (IGP) a que a PANA teve acesso nesta terça-feira.

  • 06/06/2018 12:46:30

    Gâmbia: Presidente Barrow apresenta Comissão Constitucional

    Banjul - O presidente da Gâmbia, Adama Barrow, encabeçou terça-feira a cerimónia de apresentação de uma comissão que se encarregará de revisar a Constituição.