Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

14 Novembro de 2017 | 18h06 - Actualizado em 14 Novembro de 2017 | 18h05

Nigéria: Presidente anuncia visita as regiões separatistas de Anambara e Ebonyi

'Abuja - O presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, anunciou nesta terça-feira, em Abuja, que visitará as regiões de Anambara e Ebonyi (sudoeste), zonas em que grupos políticos locais apelaram para o boicote das eleições e solicitam a secessão, noticiou a Prensa Latina.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Muhammadu Buhari - Presidente da Nigéria, vai efectuar visitas as regiões separatistas.

Foto: ERIC PIERMONT

A zona de Anambra alcançou destaque na imprensa pelo seu nome anterior, Biafra, onde grupos locais proclamaram uma república independente em 1967 e desencaderam uma guerra civil durante a qual morreram mais de um milhão 500 mil pessoas, segundo estatísticas divergentes.

O anúncio surge na sequência da exortação do movimento Povos Aborígenes do Biafra (IPOB, sigla em inglês), a boicotar as eleições para a eleição do governador do Estado de Anambara, emitida durante uma marcha que percorreu as principais artérias de Onitsha, a capital do Estado.

Por outro lado, O IPOB apelou para uma vigília defronte aos centros de votação instalados para os comícios do próximo sábado, dia marcado para votação em ambos os Estados.

A visita presidencial será protegida por um grande despositivo de segurança, desdobrado em ambas as regiões desde o início da escalada de tensões, que se seguiram à inclusão do IPOB na lista das organizações terroristas, em Setembro último.

Assuntos Nigéria  

Leia também