Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

07 Dezembro de 2017 | 17h55 - Actualizado em 07 Dezembro de 2017 | 17h55

Argélia: Macron promete entregar arquivos coloniais

Argel - O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou quarta-feira, em Argel, a sua vontade de remeter à Argélia, uma cópia dos arquivos do período colonial francês que vai de 1830 a 1962, reclamada durante muitos anos por Argel.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Emmanuel Macron, Presidente da França

O anúncio foi feita nesta quinta-feira, em Paris, o pelo primeiro-ministro argelino, Ahmed Ouyahia, um dia depois   da visita do chefe do governo argelino à Paris, onde foi recebido pelo seu homólogo francês, Édouard Philippe, no quadro de um comité inter-governamental de alto nível organizado regularmente pelos dois países.

Por seu lado, Édouard Philippe, disse estar disposto em desenvolver a relação bilateral, olhando com franqueza o passado comum, naquelas áreas nebulosas e nos elementos de clareza, disse também quarta-feira, em Argel, Emmanuel Macron de visita a Argélia.

Macron predispôs-se para que o seu país restitua os crânios dos insurgentes argelinos mortos no século XIX pelas Forças Armadas Francesas, e conservadas no Museu do Homem, em Paris, um gesto esperado por Argélia.

Assuntos Argélia  

Leia também
  • 04/12/2017 16:41:22

    Argélia: Dezoito filmes em competição no Festival Internacional do Cinema de Argel

    Argel - Dezoito filmes, dos quais nove documentários, nove longas metragens de ficção que representam 12 países estão em competição até 8 de Dezembro corrente ano no VIII Festival Internacional do Cinema de Argel, soube-se hoje de fonte oficial.

  • 01/12/2017 13:18:07

    Argélia: Conselho Constitucional reformula textos sob prisão domiciliar

    Paris (França) - O Conselho Constitucional sob requerimento de um argelino de 43 anos, condenado a 2006 num caso de terrorismo que o manteve sob prisão domiciliar, desde 2008, censurou e reformulou nesta sexta-feira dois textos sobre a prisão domiciliar de outros infractores estrangeiros em França.

  • 11/10/2017 12:57:23

    Argélia: Visita de PM russo culmina com assinatura de acordos de cooperação

    Argel - Cinco acordos de "Parceria e de Cooperação" nos sectores da justiça, saúde, formação profissional, hidrocarbonetos e da energia nuclear civil, foram assinados terça-feira entre a Argélia e a Rússia, no âmbito da visita de dois dias do primeiro-ministro russo Dimitri Medvedev a Argel, anunciou a agência de notícias argelina APS.