21 Março de 2017 | 01h55 - Actualizado em 21 Março de 2017 | 10h00
Cabo Verde: Governo demarca-se de divulgação de lista de empréstimos do Novo Banco
Praia - O Governo cabo-verdiano demarcou-se, esta segunda-feira, da divulgação na comunicação social de uma lista de titulares e valores de empréstimos concedidos pelo Novo Banco de Cabo Verde, instituição à qual foi decretada uma medida de resolução.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Ulisses Correia e Silva - Primeiro-ministro de Cabo Verde
Foto: Henri Celso
A lista de 50 titulares de empréstimos do Novo Banco e dos valores dos créditos concedidos foi divulgada na semana passada pelo jornal "A Nação", que remetia para documentos do Ministério das Finanças.
Em comunicado, o Ministério das Finanças veio demarcar-se da divulgação da lista, considerando "lamentável que dados bancários, de natureza privada e confidencial, tenham sido divulgados, ignorando a lei e violando o direito à intimidade e privacidade".
Esclareceu ainda que o "Ministério das Finanças não pode produzir documentos ou qualquer tipo de informação sobre os créditos concedidos ou sobre os seus beneficiários" por não ser uma instituição de crédito.
Apelando para o apuramento de responsabilidades, o Ministério das Finanças reafirmou a "confiança no sistema financeiro cabo-verdiano", assegurando estar empenhado "em preservar e reforçar a sua credibilidade".
O jornal assinalava que o Novo Banco, que tinha sido criado para financiar a economia social, tinha concedido crédito a médias e grandes empresas e a pessoas individuais sem qualquer actividade nesta área, apresentando como prova a lista dos supostos "50 devedores" da instituição financeira.
Já esta segunda-feira, o governador do Banco de Cabo Verde, João Serra, esclareceu que a autorização dada na altura pelo Ministério das Finanças - responsabilidade que passou entretanto para a competência do BCV - era para o Novo Banco funcionar como "um banco qualquer".
"O objecto social do novo banco não determinava que os créditos seriam necessariamente concedidos a micro, pequenos ou médios operadores", disse João Serra, adiantando que essa questão não foi determinante na decisão de resolver o banco.
A divulgação da lista suscitou um coro de críticas por configurar a violação do sigilo bancário e pôr em causa a confiança no sistema financeiro.
Assuntos África
Leia também
-
21/03/2017 01:49:24
São Tomé e Príncipe: Especialistas da OMS querem "circunscrever" epidemia de celulite necrotizante
São Tomé - O Ministério da Saúde são-tomense disse, segunda-feira, desconhecer ainda o agente responsável pela epidemia de celulite necrotizante, mas especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) no arquipélago estão a estudar formas para "circunscrever" a doença.
- 20/03/2017 23:49:25
Burkina Faso: Presidente Roch Kaboré visita Alemanha
Ouagadougou - O Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré, efectua na próxima terça-feira uma visita oficial à Alemanha, anunciou a Presidência em Ouagadougou.
-
20/03/2017 22:07:20
Guiné-Bissau: Partido pede desculpa à CEDEAO por declarações do PM
Bissau - O líder do Partido Socialista de Salvação Guineense, também designado Partido Jovem, Serifo Baldé, pediu hoje, terça-feira, desculpa a Comunidade da África Ocidental (CEDEAO) pelas palavras do primeiro-ministro do país, Umaro Sissoco Embaló, contra um dirigente da organização.