Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

20 Março de 2017 | 18h07 - Actualizado em 20 Março de 2017 | 18h06

Camarões: Presidente Paul Biya realiza visita de Estado a Itália

Roma (Itália) - O presidente camaronês, Paul Biya, chegou esta segunda-feira, à Roma, para uma visita de Estado de dois dias, a convite do chefe de Estado italiano, Sergio Mattarela, noticiou o Juene Afrique.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Uma das artérias da Cidade de Roma

Foto: Francisco Miudo

No programa dessa visita de Estado, a qual a presidência camaronesa vinha preparando desde há um mês, figura à cooperação entre os Camarões e a Itália, em particular no domínio económico.

"A actualidade dessa cooperação está relacionada com a reactualização recente do mecanismo de financiamento do desenvolvimento no nosso país, e sobre os recursos de anulação da dívida pela Itália", afirmou em detalhe, o presidente Paul Biya, num comunicado datado de 17 de Março.

Os Camarões e a Itália cooperam, entre outras áreas, no plano agrícola, nomeadamente através da universidade de Florence, no imobiliário, com um projecto de construção de 10 mil casas sociais nos Camarões, mas igualmente na construção, em particular com os dois projectos que são o estádio de Yaoundé-Olembé, com vista a Taça de África das Nações em 2019, e o imóvel sede da sociedade Camtel.

Cerca de 12 mil camaroneses vivem na Itália, dos quais quatro mil são estudantes.

Para além do presidente Sergio Mattarella, que tinha realizado uma visita de Estado aos Camarões de 17 a 20 de Março de 2016, Paul Biya deve igualmente encontrar-se com o Primeiro-Ministro transalpino Paolo Gentiloni.

Entretanto, a presidência camaronesa não fez nenhuma menção sobre uma eventual visita de Paul Biya ao Papa Francisco, por ocasião da sua estadia em Roma. O chefe de Estado é um assíduo do Vaticano, onde esse antigo seminarista se desloca regularmente no quadro das visitas ditas privadas.

Os Camarões figura como uma etapa privilegiada das visitas papais em África: Bento XVI visitou em Março de 2009, enquanto que João Paulo II consagrou duas passagens, em 1985 e 1995. O seu sucessor, o Papa Francisco, nunca realizou nenhuma visita em terras camaronesas, apesar de ter já passado próximo das suas fronteiras, na República Centro Africana, em Novembro de 2015.

Assuntos Visita  

Leia também
  • 20/03/2017 16:22:27

    Quénia: Presidente destaca papel das suas tropas na Somália

    Nairobi - O presidente queniano, Uhuru Kenyatta, declarou domingo, em Mogadíscio, que as tropas do seu país integradas na Missão da União Africana na Somália (Amison), ajudaram a libertar as pessoas do temor do Al-Shabab, noticiou a Prensa Latina.

  • 14/03/2017 17:09:10

    Moçambique: Missão parlamentar japonesa visita o país

    Tóquio (Japão) - O Japão vai enviar uma missão parlamentar para Moçambique para implantar os alicerces para uma cooperação mais vigorosa com ganhos recíprocos entre os órgãos legislativos dos dois países, noticiou esta terça-feira a AIM.

  • 10/03/2017 17:35:54

    Moçambique: Presidente efectua visita oficial ao Japão

    Maputo - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, vai efectuar, a partir de segunda-feira, uma visita oficial de quatro dias ao Japão, anuncia um comunicado da Presidência enviado esta sexta-feia à Lusa.