Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

21 Abril de 2017 | 18h49 - Actualizado em 21 Abril de 2017 | 18h49

Níger: Epidemia de meningite mata 120 pessoas no país

Niamey - A epidemia de meningite no Níger matou 120 pessoas, das quais várias crianças, sobre os dois mil doentes oficialmente diagnosticados desde Janeiro do ano em curso, indicou esta sexta-feira a ONU, citada pela AFP.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo a fonte, que cita o seu Escritório para os Assuntos Humanitários (OCHA) em Niamey, de 02 de Janeiro a 19 de Abril 2017, um total de dois mil 102 casos suspeitos de meningite, causaram 120 mortos em todo o país.

As crianças dos cinco aos 14 anos representam 45 porcento das vítimas, sendo Niamey, Dosso (sudoeste), Tillabéri e Tahoua (oeste), e Maradi (centro-sul), como as zonas mais afectadas, precisou a agência da ONU.

A 13 de Abril, o ministério da Saúde lançou uma campanha de vacinação para conter a epidemia. Essa campanha será realizada até 24 de Abril, afirma a OCHA.

O país "dispõe" de medicamentos para assistir até "25 mil doentes", assegurou à rádio local, o ministro nigeriano da Saúde, Idi Illiassou.

O Níger, país muito pobre, já conheceu uma epidemia de meningite que tinha causado 577 mortos, sobre os mais de oito mil 589 casos entre Janeiro e Junho de 2015, segundo as autoridades sanitárias.

Uma grave penúria de vacinas tinha particularmente contribuido para a propagação dessa doença muito contagiosa, que se manifesta por uma subida brutal da temparatura, de violenta dor de cabeça e de vómitos.
               

Assuntos Níger  

Leia também
  • 12/04/2017 12:26:41

    Níger: Abdallah Boureima designado presidente da Comissão da UEMOA

    Abidjan - O nigerino Abdallah Boureima foi designado novo presidente da Comissão da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA), no termo da sessão extraordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo dos Estados-membros da organização, realizada na capital económica ivoiriense, Abidjan.

  • 02/04/2017 17:10:11

    Níger: Presidente inaugura nova central eléctrica próxima de Niamey

    Niamey - O presidente do Níger, Mahamadou Issoufou, inaugurou este domingo, próximo de Niamey, uma central eléctrica diesel, com vista a reduzir as frequentes cortes de energia à capital, anunciou a rádio estatal, citada pela AFP.

  • 31/03/2017 13:44:07

    Níger: Boko Haram mata soldado e deixa 11 feridos no sudeste do país

    Niamey - Um militar foi morto e 11 outros ficaram feridos numa emboscada do grupo islâmico Boko Haram contra uma patrulha mista de soldados nigerianos e tchadianos na zona do lago Tchad, no sudeste do Níger, anunciou nesta sexta-feira o exército nigerino.