Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

19 Maio de 2017 | 13h05 - Actualizado em 19 Maio de 2017 | 13h04

Mali: Presidente francês esperado no norte do país

Bamako, Mali - O presidente francês, Emmanuel Macron, desloca-se hoje, sexta-feira, a Gao, a 200 quilómetros a norte de Bamako, para encontrar-se com os soldados franceses da força Barkane instalados nesta localidade, uma das principais cidades do norte malianas, soube a PANA de fonte segura.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente francês, Emmanuel Macron

Foto: Google/divulgação

Segundo a fonte, o Presidente francês será recebido em Gao pelo seu homólogo maliano, Ibrahim Boubacar Keita, com quem vai abordar as relações de cooperação entre os dois países, nomeadamente em matéria  de segurança e de luta contra o terrorismo na faixa sahelo-sariana.

O encontro versará ainda sobre o Acordo de Paris e de Reconciliação no Mali, assinado em Maio - Junho de 2015 em França, entre o Governo maliano, grupos armados do norte do Mali e a comunidade internacional, com vista a estabelecer uma paz definitiva neste país flagelado há várias décadas por uma série de revoltas tuaregues.

Durante a sua campanha eleitoral, Emmanuel Macron prometeu aos Franceses consagrar o seu primeiro deslocamento a África às tropas francesas instaladas no norte do Mali, epicentro de uma cruzada levada a cabo pela comunidade internacional contra o terrorismo no Sahel.

Assuntos Visita  

Leia também
  • 08/05/2017 11:18:54

    Líbia: Presidente líbio esperado na Argélia

    Tripoli - O Presidente do Conselho Presidencial do Governo de Entendimento Nacional de Líbia, Fayez al-Sarraj, é esperado terça-feira (9) em Argel para uma visita de trabalho à Argélia, no quadro de uma concertação permanente entre os dois países em busca de uma solução política duradoura para a crise que abala a Líbia desde 2017, soube a PANA de fonte diplomática em Tripoli.

  • 08/05/2017 11:00:01

    Ghana: Presidente ghanense visita Cabo Verde

    Praia - O Presidente do Ghana, Nana Akufo-Addo, manifestou ao seu homólogo cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, a sua pretensão de visitar Cabo Verde, entre 19 e 20 de Maio corrente, para reforçar os laços de amizade e cooperação entre os dois países, apurou sábado a PANA, na cidade da Praia, de fonte oficial.

  • 19/04/2017 18:13:02

    África do Sul: Novo Ministro das Finanças inicia visita aos Estados Unidos

    Pretória - O novo ministro sul-africano das Finanças, Malusi Gigaba, inicia quinta-feira, um périplo por cidades dos Estados Unidos, onde participará em reuniões do Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM), noticiou esta quarta-feira a imprensa local, citada pela Prensa Latina.