Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

17 Julho de 2017 | 01h11 - Actualizado em 17 Julho de 2017 | 01h11

RD Congo: Naufrágio causa 27 mortos no Rio Cassai

Kinshasa - Uma embarcação naufragou no Rio Cassai, no sudoeste da República Democrática do Congo, fazendo pelo menos 27 mortos e 54 desaparecidos, anunciou domingo (16) uma autoridade local.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

"Após buscas rigorosas, o balanço actual é de 27 mortos e 54 desaparecidos no naufrágio da embarcação, na madrugada de sexta-feira última, no Rio Cassai", declarou à AFP o governador de Idiofa, Jacques Mbila.

 "O sobre-peso e a embriaguez dos condutores são as principais causas do naufrágio", acrescentou Mbila. "As vítimas são, em sua maioria, estudantes que partiam de férias"

"Identificamos duas religiosas, entre as vítimas que foram sepultadas no sábado em Idiofa", declarou, por sua vez, Nelly Mafuta, jornalista de uma rádio local.

O padre da catedral de Idiofa afirmou que "celebrou uma missa em memória das 27 pessoas mortas neste naufrágio".

Na quinta-feira de manhã, o barco partiu de Dibaya, na província central rebelde do Cassai, com o destino final Ilebo, em outra província rebelde do centro da RDC.

O transporte fluvial é um dos mais utilizados na RDC, que tem muitos rios, o maior é o Congo com 4.700 quilómetros, seguido por seu afluente, o Rio Cassai, de 2.361 quilómetros, e lagos.

Os naufrágios são comuns nos rios da República Democrática do Congo, na maioria das vezes devido a barcos sobre-carregados.

 Além disso, a maioria dos barcos não respeitam qualquer regra de segurança (coletes, boias de salvamento, sinais luminosos, entre outros equipamentos.

Assuntos África  

Leia também
  • 15/07/2017 03:06:09

    Nigéria: EUA vão confiscar 144 milhões de dólares em propriedades ligadas à corrupção

    Washington - Funcionários norte-americanos afirmaram sexta-feira que planeiam confiscar 144 milhões de dólares em propriedades envolvidas em actos de corrupção de executivos petroleiros nigerianos nos Estados Unidos, inclusive o iate "Galactica Star", avaliado em 80 milhões de dólares.

  • 15/07/2017 03:06:06

    Egipto: Dois turistas mortos em ataque com faca

    Cairo - Dois turistas estrangeiros morreram sexta-feira num ataque com faca que também deixou outras quatro mulheres feridas numa praia do balneário de Hurghada, no leste do Egipto, indicaram responsáveis locais.

  • 12/07/2017 03:18:53

    Argélia: Sismo de magnitude 4,8 abala país

    Argel - Um sismo de magnitude 4,8 foi registado terça-feira por volta das 04 horas e 18 minutos em Béni Saf, na região de Ain Temouchent (oeste da Argélia), informou o Centro Argelino de Pesquisa em Astronomia, Astrofísica e Geofísica (CRAAG).