Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

30 Agosto de 2017 | 13h46 - Actualizado em 30 Agosto de 2017 | 13h46

Líbia: Suspensa produção em três campos de petróleo

Tripoli - A produção de petróleo está suspensa por três dias em três campos de petróleo no oeste da Líbia, após o encerramento de dois oleodutos por uma milícia armada, lamentou nesta quarta-feira a companhia petrolífera nacional (NOC).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mapa da Líbia

Foto: divulgação

A produção, que era de cerca de um milhão de barris por dia (b/d) antes do bloqueio, caiu para mais de 360 ​​mil b/d, deplorou a companhia em comunicado.

Uma milícia armada descrita como "criminosa" pela NOC, encerrou dois oleodutos nos últimos dias levando o petróleo dos campos de al-Sharara (283.000 b/d) e de al-Hamada (8.000 b/d) para o Porto e a refinaria de Zawya, a 50 km a oeste de Tripoli.

A produção no campo de El-Feel (70.000 b/d) localizado igualmente no oeste do país foi também bloqueada no sábado pelo mesmo grupo, segundo ainda o comunicado de imprensa da NOC.

Através de sua acção, esta milícia local quer protestar contra a "marginalização" da sua região e a falta de combustível, de acordo com fontes locais.

A NOC acrescentou ter declarado estado de força maior nos três campos bloqueados.

Invocado em circunstâncias excepcionais, o estado de "força maior" permite a exoneração da responsabilidade da NOC em caso de desrespeito dos contratos de entrega de petróleo.

A produção nos campos petrolíferos do oeste do país é regularmente interrompida devido aos bloqueios impostos por milícias que actuam como guardas das instalações de petrolíferas, para exigir remunerações ou por motivações políticas.

A Líbia produzia 1,6 milhões de barris por dia antes da queda do governo de Muammar Kadhafi em 2011.

O encerramento dos portos petrolíferos custou à Líbia mais de 130 biliões de dólares desde finais de 2014, segundo a NOC.

Assuntos Líbia  

Leia também
  • 30/08/2017 10:58:37

    Líbia: Nações Unidas organizam reunião de alto nível situação do país

    Tripoli - As Nações Unidas vão apresentar um plano de trabalho sobre a crise líbia durante uma reunião de alto nível à margem da Assembleia Geral da ONU de Setembro, anunciou o representante especial do Secretário-Geral da organização na Líbia, Ghassan Salamé.

  • 29/08/2017 10:20:27

    Líbia: Parlamento Europeu pede ajuda de sete biliões USD para o país

    Roma - O presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, apelou para a concessão de uma ajuda financeira suplementar de sete biliões de dólares para lhe permitir fazer face à crise da migração clandestina como ajudas financeiras concedidas à Turquia.

  • 25/08/2017 14:05:52

    Líbia: Presidente do Alto Conselho de Estado líbio convidado para cimeira especial da UA

    Tripoli - O presidente do Alto Conselho de Estado na Líbia, um órgão consultivo da transição, Abdelrahman al-Swehli, é "um convidado oficial" do presidente congolês, Denis Sassou Nguesso, para participar na cimeira especial da União Africana (UA) sobre a Líbia a 09 de Setembro em Brazzaville, indicou quinta-feira um comunicado do Conselho de Estado.