Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

30 Agosto de 2017 | 13h12 - Actualizado em 30 Agosto de 2017 | 13h12

Moçambique: Vanduzi exporta “baby corn” para Holanda e Inglaterra

Maputo - A Companhia de Vanduzi, uma unidade agro-industrial sediada no distrito com o mesmo nome, na província de Manica, centro de Moçambique, está a produzir e exportar para o Reino Unido, Holanda e África do Sul, vegetais e hortícolas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mapa de Moçambique

Foto: Angop

Amós Ubisse, gestor de qualidade da companhia, citado hoje pelo “Notícias”, diz que “baby corn” (milho miúdo), piripiri, brócolos, soja de vagem, feijão verde e outros produtos de origem vegetal, integram a lista das suas exportações.

De acordo com a fonte, a unidade tem capacidade de processar 200 toneladas de hortícolas diversas por semana, mas a produção actual é de 35, projectando-se, a médio prazo, o incremento das áreas de produção para atingir os níveis instalados naquele empreendimento de agro-processamento.

Fundada em 2004, a Companhia de Vanduzi explora, actualmente, uma área de 1353 hectares, de um total de 2450 que constituem o seu potencial. O seu volume de produção situa-se na ordem de 800 toneladas por ano.

É das poucas empresas no país que operam o ano todo, com financiamento próprio, recorrendo, para o efeito, a tecnologias de mecanização e irrigação, empregando mais de 2.300 trabalhadores.

Para além de milho-miúdo e piripiri, a Companhia de Vanduzi dedica-se, de forma sazonal, e sobretudo no Inverno, à produção de abóbora miúda e fresca, feijão verde, maçaroca doce, ervilha e melancia.

Para além da produção interna, a Companhia de Vanduzi absorve o piripiri e “baby corn” dos camponeses associados, que possuem empreendimentos agrícolas na região de Balasse, arredores de Vanduzi.

Assuntos Moçambique  

Leia também