Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

04 Setembro de 2017 | 12h56 - Actualizado em 04 Setembro de 2017 | 12h58

Congo: Brazzaville vai acolher reunião da UA sobre Líbia

Tripoli - Uma reunião sobre a Líbia terá lugar a 08 de Setembro, em Brazzaville (Congo), sob a égide do Comité de Alto Nível da União Africana (UA) sobre a Líbia, presidido pelo estadista congolês, Denis Sassou-Nguesso, anunciaram fontes diplomáticas líbias.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Líder do Conselho presidencial líbio, Fayez al-Sarraj (esq), presidente francês, Emmanuel Macron, e o comandante do Exército Nacional Líbio, Khalifa Haftar (dir), após uma recente reunião em França.

Foto: JACQUES DEMARTHON

O objectivo do encontro é aproximar os pontos de vista dos protagonistas líbios com vista à busca de uma solução negociada para a crise neste país do norte de África.

A reunião pretende ajudar a encontrar concessões entre as partes litigantes para ultrapassar "a fase de obstrução política que mina a conclusão do acordo político", além de estimular os esforços de reconciliação nacional no país, segundo as mesmas fontes.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da República do Congo, Jean-Claude Gakosso, entregou, durante uma recente visita ao Cairo (Egipto) um convite do presidente congolês ao secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul Gheit, no quadro deste fórum de Brazaville sobre a Líbia.

O Conselho de Paz e Segurança (CPS) da UA já acolheu favoravelmente a proposta congolesa às partes líbias de organizar uma reunião preparatória para a Conferência de Reconciliação Líbia em Brazzaville.

Assuntos República do Congo  

Leia também
  • 24/08/2017 11:01:42

    Congo: PR forma novo governo

    Brazzaville - O chefe de Estado congolês, Denis Sassou Nguesso, formou na quarta-feira um novo governo de 35 ministros contra os 38 da anterior equipa governamental.

  • 17/08/2017 16:33:10

    Congo: Primeiro-Ministro Clément Mouamba apresenta demissão do governo

    Brazzaville - O Primeiro-Ministro congolês, Clément Mouamba, apresentou a demissão do seu governo, indicou esta quinta-feira, em Brazzaville, a presidência da República, 15 dias após a realização das eleições legislativas, noticiou a AFP.

  • 15/08/2017 17:30:05

    Congo: Presidente Sassou Nguesso admite crise económica no país

    Brazzaville - O presidente congolês, Denis Sassou Nguesso, reconheceu esta terça-feira, em Brazzaville, que o seu país conhece dificuldades económicas "reiais" e "preocupantes", mas acredita numa reviravolta da situação, noticiou a AFP.