Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

11 Setembro de 2017 | 17h39 - Actualizado em 11 Setembro de 2017 | 17h38

Côte d'Ivoire: PDCI saúda nomeação do novo líder do partido RDR

Abidjan - O PDCI, grande aliado do chefe de Estado ivoiriense Alassane Ouattara, saudou nesta segunda-feira a nomeação de Henriette Diabaté como líder do partido político presidencial, felicitando-a como "uma personalidade de envergadura que fará avançar a coligação no poder na Côte d'Ivoire".

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mapa da Côte d´Ivoire

Foto: foto pesquisa

O Partido Democrático da Côte d'Ivoire (PDCI) felicitou a forma excelente em que decorreu o congresso do Rassemblement (Agrupamento)  dos Republicanos" (RDR) que elegeu para sua liderança a senhora Diabaté, uma personalidade de envergadura, disse à AFP, Niamien N'Goran, vice-presidente do PDCI.

Domingo, o presidente Ouattara surpreendeu todos ao declinar a proposta dos quadros e militantes do RDR que lhe propunham recandidatar-se à liderança do seu partido, tendo nomeado Henriette Diabaté.

N'Goran insistiu também sobre a importância da aliança do RDR com o PDCI, do antigo presidente ivoiriense Henri Konan Bédié no seio da coligação RHDP (Rassemblement des Houphouetistes pour la Paix - Agrupamento de Houphouetistas (em honra do pai da independência da Côte d'Ivoire Félix Houphouët-Boigny), com vista às presidenciais de 2020, que visa chegar-se rapidamente a um “partido unificado”.

Bédié fará essa mensagem de unidade durante a celebração sábado (16 de Setembro) do terceiro aniversário do  "apelo de Daoukro" (centro) que "permitiu haver eleições apaziguadas em 2015.

Disse que o apelo lançado em Setembro de 2014 por Bédié, no seu feudo a favor de uma candidatura única de Alassane Ouattara, prevê "uma alternância política em 2020 que deve fazer regressar o PDCI ao poder de Estado.

O PDCI é um aliado do RDR desde as presidenciais ganhas por  Alassane Ouattara em 2011. Segundo a Constituição, o actual chefe de Estado (Ouattara), que exerce o seu segundo mandato e último de cinco anos, não poderá candidatar-se as eleições de 2020, estando já em curso a sua sucessão.

Assuntos Côte d'Ivoire  

Leia também