Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

13 Outubro de 2017 | 13h11 - Actualizado em 13 Outubro de 2017 | 15h32

Libéria: Weah e Boakai lideram sondagens das presidenciais

Monróvia - A lenda do futebol e senador, George Weah, e o vice-presidente Joseph Boakai, são os dois favoritos das presidenciais da Libéria, uma vez que lideram os primeiros resultados parciais anunciados quinta-feira pela Comissão Eleitoral.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Candidato à presidência da Libéria, George Weah

Foto: Geraldo Quiala

Mais de 48 horas após a votação, estes primeiros resultados não permitem determinar se um dos dois poderá suceder, na primeira volta do escrutínio, Ellen Johnson Sirleaf, a primeira mulher a tornar-se chefe de Estado em África, anunciou a Comissão Eleitoral Nacional (NEC, na sigla em inglês), reiterando o seu apelo à paciência e à calma.

"Esta Comissão está empenhada em publicar os resultados em tempo útil, mas isso não pode ser feito em detrimento da exactidão", disse o seu presidente, Jerome Korkoya, salientando que ainda não "foi proclamado nenhum vencedor".

Na província da capital, Monróvia, que concentra quase 40% dos 2,1 milhões dos eleitores do país e onde foi eleito senador em 2014, os 14,8% dos boletins contados destacam a liderança de George Weah com mais de 50% contra 26,6% de Joseph Boakai.

Entre as províncias mais populosas deste pequeno país anglófono da África do Oeste, o antigo futebolista foi creditado com uma ligeira vantagem sobre o vice-presidente em Bong (norte de Monróvia) e em Margibi (leste), ambos bem à frente dos outros candidatos, respectivamente, com 48% e 28% dos votos.

Boakai parece impor-se sem surpresa na sua província natal de Lofa (norte) com quase 30% dos boletins.

Assuntos Libéria  

Leia também
  • 12/10/2017 23:35:49

    Astro do futebol George Weah lidera corrida pela presidência da Libéria

    Monróvia - O ex-astro do futebol George Weah, que jogou no AC Milan e na selecção da Libéria, está na liderança da corrida pela Presidência do país, segundo os primeiros resultados em 11 dos 15 condados (regiões) locais, disse o presidente do conselho da Comissão Nacional de Eleições, Jerome G. Korkoya nesta quinta-feira.

  • 12/10/2017 12:12:04

    África: Testadas duas vacinas promissoras contra o vírus Ébola

    Miami - Duas vacinas experimentais contra o vírus Ébola provaram-se promissoras para prevenir a febre hemorrágica durante pelo menos um ano, segundo os resultados de um teste clínico publicado quarta-feira.

  • 10/10/2017 11:45:19

    Libéria vota para consolidar a democracia após era de Sirleaf

    Monróvia - Mais de dois milhões de liberianos votam nesta terça-feira para escolher o sucessor de Ellen Johnson Sirleaf, a primeira mulher eleita chefe de Estado em África, no decurso de um escrutínio aberto que visa enraizar a democracia num país ainda atormentado pela guerra civil.