Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

12 Janeiro de 2018 | 18h57 - Actualizado em 12 Janeiro de 2018 | 18h57

Mali: Três soldados franceses feridos num atentado

Bamako - Três soldados franceses da força Barkhane foram feridos, um dos quais com gravidade, quinta-feira, no nordeste do Mali, durante um atentado suicida contra a sua coluna, anunciou hoje, sexta-feira, o estado-maior general do Exército francês em Paris (França).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mapa do Mali

Foto: Divulgação

   

Aquele ataque contra a coluna blindado francês, que circulava entre Ménaka e Indelimane, ocorreu a 11 de Janeiro, data do quinto aniversário do desdobramento da operação Serval, para expulsar grupos jihadistas ligados à Al-Qaeda que controlavam o norte do Mali.

"Um veículo aproximou-se de uma coluna e se fez explodir  à proximidade de um VAB (Veículo de Avanço Blindado)",  precisou à AFP, o coronel Patrick Steiger, porta-voz do Estado-maior francês.

O ferido grave foi evacuado para a França, e internado num hospital militar na região de Paris, enquanto os dois outros foram tratados localmente, precisou o oficial superior.

Um precedente  ataque desse tipo contra o exército francês remonta a 17 de Janeiro de 2017, em Gao (norte do Mali), acrescentou a fonte.

A  força Barkhane  capturou em Ménaka na noite de quarta para quinta-feira duas pessoas suspeitas de cumplicidade com grupos jihadistas, anunciou quinta-feira o estado-maior gaulês.

Nesse mesmo dia, no centro do país, três militares malianos foram feridos e uma esquadra da gendarmeria foi pilhada e queimada, tendo sido ainda raptado em  Léré (noroeste do país), anunciou o exército maliano num comunicado divulgado quinta-feira e sexta-feira.

Ainda quinta-feira, militares malianos caíram numa emboscada  em Hombori, "planificada e precedida de uma explosão de engenhos explosivos improvisados”, causando três feridos e a danificação de três viaturas.

Segundo uma contagem da AFP, 18 militares franceses foram mortos no Mali desde a implantação da operação Serval em 2013, àquela que sucedeu em Agosto de 2014 a missão militar Barkhane, que operou durante cinco anos em cinco países do Sahel.

Assuntos Mali  

Leia também
  • 14/03/2018 12:22:28

    Mali: Missão do FMI visita o país

    Bamako - Uma missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) vai efectuar de 13 a 16 de Março uma visita de trabalho ao Mali, no quadro da conclusão da 8ª revisão do acordo a título da Facilidade Alargada de Crédito (FEC) com o Governo maliano, soube a PANA junto do ministério maliano das Finanças.

  • 13/03/2018 11:24:44

    Mali: Magnata assume candidatura à eleição presidencial de Julho

    Bamako - O magnata maliano Aliou Boubacar Diallo, do Partido Aliança Democrática para a Paz (ADP-Maliba), foi designado candidato à eleição presidencial de 29 de Julho próximo. A indicação aconteceu domingo, em Nioro (Noroeste), próximo da fronteira com a Mauritânia, bastião do cherife Bouyé Haïdara, um dirigente religioso influente e muito respeitado. Aliou Boubacar Diallo considera que o país poder sair da crise se tiver uma liderança devida.

  • 11/03/2018 13:04:34

    Mali: Exército sofre baixas em combate contra grupo armado

    Bamako - Uma unidade móvel do Exército maliano sofreu neste domingo, baixas mortais em combate contra a base principal de um grupo armado, numa cidade do centro do país, que causou dez mortos, segundo um comunicado oficial, citado pela Prensa Latina.

  • 07/03/2018 10:09:52

    Repatriados voluntariamente 155 malianos da Líbia

    Bamako - Cento e 55 malianos, incluindo 23 mulheres, 18 crianças e quatro bebés, foram repatriados voluntariamente a partir da Líbia na semana passada, elevando para 638 o número de migrantes malianos repatriados deste país desde o início de 2018, soube terça-feira a PANA.