Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

09 Fevereiro de 2018 | 18h17 - Actualizado em 09 Fevereiro de 2018 | 18h16

RD Congo: Antigo Primeiro-Ministro solicita "conferência internacional de doadores"

Kinshasa - O antigo Primeiro-Ministro, Samy Badibanga, solicitou nesta sexta-feira, em Kinshasa, a realização rápida de uma "conferência internacional de doadores", para angariar 1,68 milhões de dólares destinados a fazer face à crise humanitária na República Democrática do Congo, noticiou a AFP.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Uma das Arterias da Cidade de Kinshasa

Foto: Fotos de Francisco Miudo

"Nesse início do ano de 2018, a principal prioridade consiste em proteger as vidas de 13 milhões de pessoas ameaçadas pela crise humanitária vigente no Kasai, no Kivu, no Tanganyika e em outras províncias do Congo", escreveu Badibanga num comunicado.

Os doadores haviam prometido 2,2 milhões de dólares a favor da vizinha República Centro Africana, em Novembro de 2016, lembrou.

A RDC é uma das principais prioridades humanitárias das Nações Unidas, com o Iêmen e a Síria. As agências da ONU e as ONG deploram regularmente a sua falta de meios nesse país.

Um conflito entre as forças de segurança e as milícias costumeiras devastou o Kasai, entre Setembro de 2016 e os primeiros meses de 2017. Um outro entre bantus e Pigmeus tinha deixado dezenas de milhares de deslocados em Tanganyika.

Assuntos RDCongo  

Leia também
  • 06/02/2019 19:26:44

    Crianças representam 30 por cento dos casos confirmados de Ébola na RDC

    Kinshasa - Mais de 700 pessoas, das quais 30 por cento são crianças, foram infectadas pela epidemia de Ébola, há seis meses, na República Democrática do Congo (RDC), doença que matou mais de 460 pessoas desde Agosto de 2018, anunciou o UNICEF.

  • 05/02/2019 19:49:08

    RDC: Chefe do serviço de informação pede demissão

    Kinshasa - O administrador-geral da Agência Nacional de Informação (ANR, na sigla em francês), Kalev Mutondo, pediu demissão numa carta dirigida ao novo chefe do Estado da República Democrática do Congo, Félix Tchisekedi.

  • 05/02/2019 19:11:45

    Tshisekedi mantém chefias militares da RDC

    O novo presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, visitou segunda-feira as forças sob o seu comando, na qualidade de comandante em chefe das forças armadas.

  • 05/02/2019 15:44:51

    RDC: Presidente Felix Tshisekedi recebeu embaixador chinês

    Kinshasa - O chefe de Estado, Felix Tshisekedi, recebeu em audiência na segunda-feira o embaixador chinês na República Democrática do Congo (RDC), Wang Tongqing, o qual entregou uma mensagem de felicitações do presidente chinês ao seu homólogo congolês.