Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

09 Fevereiro de 2018 | 10h49 - Actualizado em 09 Fevereiro de 2018 | 10h49

Moçambique: Ministro do Estado das Relações Exteriores da Índia em visita oficial

Maputo - O ministro de Estado das Relações Exteriores da Índia, Vijay Kumar Singh, inicia domingo uma visita a Moçambique para reforçar as relações de amizade e cooperação entre os dois países, indica um comunicado oficial distribuído hoje à imprensa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

a foto reporta uma visita do ministro de estado para os Relações exteriores da Índia, Vijay Kumar Singh, a Angola , outro país lusófono (Foto de arquivo).

Foto: Pedro Parente

Durante a visita, Vijay Kumar Singh será recebido pelo Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e vai também reunir-se com os ministros da Defesa Nacional, Atanásio Mtumuke, dos Recursos Minerais e Energias, Esnesto Max Tonela, e da Indústria e Comércio, Regendra de Sousa.

A nota refere que a visita constitui uma oportunidade para avaliar o nível da implementação das acções acordadas durante a visita que o Primeiro-Ministro indiano, Narendra Modi, efetuou à Moçambique em 2016 e para passar em revista o estágio da cooperação bilateral.

A visita do primeiro-ministro da Índia culminou com a assinatura de três acordos de cooperação entre Moçambique e a Índia.

Os acordos cobrem os domínios do combate à droga, produção e comercialização agrícola e a área da juventude e desportos.

Em 2015, as trocas comerciais entre os dois países atingiram 2,4 mil milhões de dólares e os investimentos da Índia em Moçambique estão avaliados em sete mil milhões de dólares, sobretudo nos sectores do carvão e hidrocarbonetos.

A Índia foi o primeiro país asiático a ser visitado por Filipe Nyusi na sua qualidade de chefe de Estado moçambicano, tendo-se deslocado àquele país em Agosto de 2015.

Assuntos Moçambique  

Leia também