Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

19 Fevereiro de 2018 | 06h58 - Actualizado em 19 Fevereiro de 2018 | 10h07

Gabão acolhe cimeira do Conselho de Paz da África Central

Brazzaville - Uma cimeira do Conselho de Paz e Segurança da África Central (COPAX) realizar-se-á no início de Março próximo em Libreville, anunciou sábado em Brazzaville o chefe de Estado gabonês, Ali Bongo Ondimba.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ali Bongo Ondimba, Presidente da República do Gabão

Foto: Pedro Parente

O  também presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), anunciou o evento à imprensa no aeroporto Maya-Maya de Brazzaville onde desembarcou e foi acolhido pelo seu homólogo congolês, Denis Sassou Nguesso.

« É normal que, entre chefes de Estado, nós tenhamos consultas. A partir de Addis Abeba (Etiópia), nós analisámos várias questões atinentes à sub-região. É verdade que alguns países registam uma instabilidade e devemos ajudá-los. Vou discutir com o Presidente Denis Sassou N’Guesso que é também presidente em exercício da CIRGL (Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos)”, disse.

“Nós teremos uma reunião importante para preparar a próxima cimeira da COPAX.  É em previsão da preparação desta reunião que efectuamos várias consultas”, declarou Ali Bongo Ondimba.

Os dois chefes de Estado reuniram-se à porta fechada no Palácio do Povo sobre problemas da segurança na sub-região.

Após Kigali, no Rwanda, e Brazzaville, Ali Bongo Ondimba vai deslocar-se a Kinshasa, na República Democrática do Congo com o mesmo propósito.

A Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), criada em Outubro de 1983 e  cujo Secretariado Geral foi criado em Janeiro de 1985, possui actualmente 11 Estados-membros -  Angola, Burundi, Camarões, República Centro-africana, Congo, Gabão, Guiné- Equatorial, a República Democrática do Congo, Tchad, São Tomé e Príncipe e Rwanda.

 

Leia também