Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

07 Dezembro de 2018 | 13h55 - Actualizado em 07 Dezembro de 2018 | 13h55

Tchad: Antigo chefe rebelde condenado a oito anos de prisão

N'djamena - O antigo chefe rebelde tchadiano, Abdel Kader Baba Laddé, foi condenado na quinta-feira a oito anos de prisão pelo tribunal penal de N?djamenal, informou a Xinhua fontes judiciais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Idriss Deby Itno, Presidente do Tchad

Foto: Francisco Miudo

Preso na República Centro - Africana em Dezembro de 2014, Baba Laddé foi processado por assassinato; posse ilegal de armas; associação de criminosos; rebelião, incêndio voluntário de aldeias, violações e pôr em perigo a vida dos seus compatriotas.

Os seus advogados pediram a sua libertação imediata de acordo com a lei da amnistia assinada pelo chefe de Estado Tchadiano, sem sucesso.

Ex-oficial da gendarmeria nacional tchadiana, Baba Laddé iniciou uma rebelião em Darfur em 1998, e chegou à República Centro-Africana em 2008.

Regressado ao Tchad em 2013, depois de um acordo de paz, foi nomeado assessor do Primeiro-ministro, cargo que ocupou pouco antes de voltar para RCA.

Voltaria pela segunda vez em 2014, onde foi nomeado Prefeito do Departamento de Grande Sido, mo Médio-Chari.

Il reviendra pour la deuxième fois en 2014 au Tchad et sera nommé préfet du département de la Grande Sido, dans le Moyen-Chari.

Demitido das funções, decidiu fugir para o norte da RCA, tendo sido preso pelas Forças de Paz, em Dezembro de 2014 e entregue a Bangui, que o extraditou para N'Djamena, com base num acordo de cooperação judicial entre os dois países.

  

Assuntos Chade  

Leia também
  • 15/11/2018 11:38:31

    Tchad: BAD doa 21 milhões de dólares ao país

    N'djamena - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) doou 21 milhões de dólares americanos ao Tchad como apoio orçamental, refere um memorando de entendimento assinado quarta-feira na capital tchadiana, informou à Xinhua.

  • 23/10/2018 12:22:48

    Tchad: Greve na Universidade de N'Djamena

    N’Djamena - Os estudantes da Universidade de N'Djamena observam desde segunda-feira uma greve para protestar contra as más condições de estudo.

  • 05/10/2018 16:27:08

    Tchad: Antigo chefe rebelde reenviado ao Tribunal Criminal

    N'djamena - O antigo chefe rebelde tchadiano, Abdel Kader Baba Laddé, foi reenviado quinta-feira perante o tribunal criminal pelo juiz de flagrantes delitos, soube a Xinhua de fontes judiciais.