Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

15 Março de 2018 | 12h23 - Actualizado em 15 Março de 2018 | 14h17

Gabão: Cimeira dos chefes de Estado da CEEAC sobre a paz e segurança aprazada pa Junho próximo

Libreville- A cimeira dos chefes de Estado dos 11 países membros da Comunidade económica dos países da África central (CEEAC) sobre a Segurança e a paz, inicialmente prevista para o inicio de Março, em Libreville, foi adiada para Junho próximo, anunciou quarta-feira o secretário-geral da instituição.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Chegada de Ali Bongo

Foto: Lino Guimarães

Em previsão da cimeira, o chefe de Estado gabonês, Ali Bongo Ondimba, que é o actual presidente rotativo da CEEAC iniciou uma digressão diplomática em todos os países membros, visando mobilizar os seus homólogos sobre o encontro de Libreville.

Actualmente, os países membros da CEEAC enfrentam enormes desafios de segurança, nomeadamente por causa do grupo terrorista Boko Haram que desestabiliza o Chade e os Camarões, dois dos seus membros.

A tentativa de desestabilização da Guiné Equatorial através de mercenários idos do exterior, o aumento do extremismo na RCA e pirataria marítima preocupam os Presidentes dos países membros da CEEAC.

A quatro de Março último, os ministros dos Negócios estrangeiros e os seus colegas da Defesa dos 11 Estados membros da CEEAC adoptaram a estratégia de prevenção e de combate ao terrorismo na África central, uma região rica em petróleo.

Os 11 Estados membros da CEEAC são Angola, Burundi, Camarões, RCA, Republica do Congo, Republica Democrática do Congo, Gabão, Guine Equatorial, Ruanda, São Tomé e Príncipe e o Chade.

Assuntos Gabão  

Leia também