Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

20 Março de 2018 | 17h38 - Actualizado em 20 Março de 2018 | 17h38

São Tomé quer participar no ensino de português na Guiné Equatorial

São Tomé - O presidente do Parlamento são-tomense, José Diogo, manifestou hoje o desejo do seu país em participar no ensino da língua portuguesa na Guiné Equatorial, no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira da CPLP

Foto: Pedro Parente

"São Tomé e Príncipe está disponível para qualquer tipo de apoio e contribuições nesse sentido, considerando, sobretudo, os laços históricos e de irmandade que nos unem desde os tempos remotos da nossa existência", disse, na abertura dos trabalhos da 3ª Comissão da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP).

José Diogo evocou, para o efeito, "a proximidade geográfica" entre os dois países e lançou um desafio às instituições e governos dos dois países para analisarem essa possibilidade.

A 3ª Comissão da AP-CPLP, cujos trabalhos decorrem no Palácio dos Congressos, na capital são-tomense, com a participação de delegados de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, discute questões relacionadas com a língua, educação, ciência e cultura.

O evento, que decorre com a ausência das delegações da Guiné-Bissau e Timor-Leste, propõe abordar o ensino do estudo de português à distância, com recursos a novas tecnologias de informação, no âmbito do Programa Pessoa que integra a mobilidade, ciência e desenvolvimento.

Leia também
  • 28/01/2019 16:39:16

    ADI de São Tomé marca congresso ordinário para 30 de Março

    São Tomé - O conselho nacional do Acção Democrática Independente (ADI), na oposição em São Tomé, marcou para 30 de Março o congresso ordinário do partido e ratificou uma comissão de gestão para preparar o evento, disse fonte partidária.

  • 15/01/2019 19:03:25

    China oferece equipamentos hospitalares e medicamentos a São Tomé e Príncipe

    São Tomé - A China doou hoje ao principal hospital de São Tomé e Príncipe equipamentos, medicamentos e consumíveis, avaliados em mais de 130 mil euros, disse o embaixador deste país na capital são-tomense, Wang Wei.

  • 04/01/2019 19:09:51

    São Tomé tem novo governador do Banco Central

    São Tomé - O Governo são-tomense nomeou Américo Soares de Barros para o cargo de governador do Banco Central de São Tomé e Príncipe (BCSTP) e Maribel Rocha para directora da Polícia Judiciária, indica um comunicado do Conselho de Ministros hoje divulgado.

  • 04/01/2019 15:16:56

    Parlamento são-tomense adia eleição de novos juízes para Tribunal Constitucional

    São Tomé - O parlamento são-tomense adiou para o próximo dia 17 a eleição de juízes conselheiros para o Tribunal Constitucional (TC), agendada para a sessão plenária de quinta-feira, por falta de candidaturas do Acção Democrática Independente (ADI), indicou fonte parlamentar.