Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

11 Junho de 2018 | 12h44 - Actualizado em 11 Junho de 2018 | 12h39

Conselho de Segurança analisa situação na Líbia

Nova Iorque - A situação na Líbia domina hoje (segunda-feira) uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, que analisa se vai renovar as sanções sobre a limitação de entrada de armas a este país no norte de África.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Sala de reuniões do Conselho de Segurança da ONU

Foto: Cortesia afp

A Resolução 2292 estabelece uma série de sanções sobre o embargo de armas à Líbia, mediante a inspecção dos navios em alto mar.

 

Para renovar estas medidas, os Estados-Membros da ONU - agindo a nível nacional ou através de organizações regionais – poderão inspeccionar em alto mar as embarcações perto da costa líbia, quando existam motivos razoáveis ​​para crer que violam o embargo de armas.

Além disso, será possível confiscar e destruir as armas e munições encontradas durante a inspecção dos navios.

Na semana passada, o Conselho de Segurança aprovou sanções contra seis entidades relacionadas com as redes de tráfico humano na Líbia.

Essas medidas contemplam o congelamento de contas bancárias e a proibição de viajem a Ermias Ghermay, Fitiui Abdelrazak, Ahmad Umar al Dabbashi, Musab abu Qarin, Mohamed Kahlaf e Abdelrahman al e Milad.

As sanções - que foram aprovadas por consenso no comité de sanções para a Líbia do Conselho de Segurança - entraram em vigor a 07 de Junho.

Desde 2011, este organismo pode impor bloqueios de activos financeiros e proibições de viagem a “indivíduos e entidades implicadas ou cúmplices em ordenar, controlar ou dirigir a comissão de graves violações dos direitos humanos contra pessoas na Líbia”.

Assuntos Líbia  

Leia também
  • 11/06/2018 12:03:30

    Líbia: Libertação de oficiais do antigo regime por razões de saúde

    Tripoli - Pelo menos 10 oficiais do antigo regime líbio serão postos em liberdade nos próximos dias, por razões de saúde, infirmaram domingo, à Xinhua, em Tripoli, fontes governamentais.

  • 07/06/2018 10:04:43

    Líbia: Eleições aprazadas para fim de 2018

    Nova Iorque - O Conselho de segurança da ONU aprovou quarta-feira um texto que endossa a declaração de Paris, de Maio último sobre a Líbia, que prevê eleições, presidencial e legislativas antes do fim de 2018, sem mencionar o 10 de Dezembro para o pleito.

  • 06/06/2018 13:50:58

    Líbia: ONU deplora novos ataques terroristas

    Tripoli - A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) deplorou o recrudescimento dos ataques terroristas nos últimos tempos e os confrontos armados em Derna (Leste), que resultaram numa grave penúria alimentar