Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

13 Junho de 2018 | 11h19 - Actualizado em 13 Junho de 2018 | 11h19

Etiópia: UA vai concentrar esforços para consolidação da estabilidade em Darfur

Addis Abeba - A União Africana (UA) e as Nações Unidas decidiram que a sua missão conjunta em Darfur vai se concentrar na consolidação da estabilidade para ajustá-la à realidade desta região sudanesa, anunciou nesta quarta-feira o bloco africano.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira da União Africana (UA)

Foto: Pesquisa

Num comunicado, a Comissão da UA indicou que a operação conjunta irá reduzir gradualmente e concentrar os esforços militares apenas na área de Jebel Marra, onde o conflito está no seu “ponto de ebulição”.

 

A nota explicou que os fundos e programas no resto do território servirão para perpetuar a relativa segurança já alcançada.

“A força da Missão será reduzida de oito mil e 753 para quatro mil e 50 efectivos militares, e o contingente policial de dois mil e 500 agentes para mil e 870”, de acordo com o plano estabelecido pela missão conjunta.

Ambas as organizações esclareceram que o roteiro está basicamente vinculado à implementação do Documento de Doha para a Paz em Darfur, particularmente as disposições relativas à propriedade da terra, protecção de civis e serviços básicos.

"Também pedimos aos países doadores para que forneçam o apoio financeiro necessário com vista a alcançar o fortalecimento da paz e do desenvolvimento", sublinha o documento.

Assuntos Etiópia   Sudão  

Leia também