Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

22 Junho de 2018 | 12h23 - Actualizado em 22 Junho de 2018 | 12h43

Presidentes do Sudão e do Djibuti na Etiópia para conversações sobre Sudão do Sul

Addis Abeba - O presidente do Sudão, Omar al-Bashir, e o presidente do Djibuti, Ismail Omar Guelleh, encontram-se hoje na capital etíope para conversações de paz que visam pôr fim a mais de quatro anos de guerra civil no Sudão do Sul.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

MAPA DA ETIÓPIA

Foto: ANGOP

Segundo o ministério dos Negócios Estrangeiros da Etiópia, os dois líderes foram recebidos à chegada pelo primeiro-ministro, Abiy Ahmed.

Ambos vão participar na 32ª reunião da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD), que se debruçará sobre as estratégias para acabar com o conflito prevalecente no Sudão do Sul.

Há dois dias, o presidente sul-sudanês, Salva Kiir, e o líder do principal grupo rebelde, Riek Machar, chegaram a Addis Abeba para participar das negociações patrocinadas pelo IGAD e catalogados como "a última grande esperança de paz" para o Estado mais jovem do mundo.

A reunião do Conselho de Ministros do bloco regional, no início deste mês, revelou a possibilidade de medidas punitivas contra os violadores do Acordo de Cessação das Hostilidades, assinado pelas partes beligerantes em Dezembro de 2017.

O Sudão do Sul tornou-se independente do Sudão em 2011 depois de uma longa e sangrenta guerra, mas caiu numa espiral de violência desde 2013, quando Kiir acusou Machar, então vice-presidente, de organizar uma conspiração para assassiná-lo e usurpar o poder.

Desde então, dezenas de milhares de pessoas morreram, maioritariamente civis, quatro milhões fugiram para os territórios fronteiriços como refugiados, e as epidemias de doenças curáveis, propiciadas por uma seca impiedosa, dominam a realidade circundante.

Assuntos Djibuti   Etiópia   Sudão   Sudão do Sul  

Leia também