Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

17 Julho de 2018 | 18h00 - Actualizado em 17 Julho de 2018 | 18h01

Sudão do Sul: Rebeldes aceitam partilha do poder proposta pelo governo

Juba - Os rebeldes sul-sudaneses liderados pelo ex-vice-presidente, Riek Machar, anunciaram nesta terça-feira, a sua aceitação ao plano de partilha do poder proposto pelo governo do presidente Salva Kiir, noticiou a Prensa Latina, citando uma fonte oficial em Juba.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mapa do Sudão do Sul

Foto: Cedida

A proposta foi apresentada segunda-feira, ao Movimento Popular de Libertação do Sudão-na Oposição (SPLM-IO), pelos mediadores no processo de pacificação, na sequência dos encontros recentes entre Kiir e Machar, em Kampala, a capital ugandesa, e Cartum, no Sudão, segundo declarações de um porta-voz anónimo dos rebeldes.

De acordo com a proposta, o presidente Kiir conduzirá o mecanismo transicional até à reinstalação sem autoridade executiva de momento, de Machar, como primeiro vice-presidente, cargo que perdeu em 2013, quando o mandatário o acusou de planear um golpe de Estado para o derrubar.             

A estrutura da direcção governamental será completada por quatro vice-presidentes, dos quais dois nomeados pelo governo, um pela aliança opositora e o quarto, que será uma mulher,  será designado pelos antigos prisioneiros, de acordo com o texto.  

O anúncio da aceitação pelo SPLM-IO é um passo de avanço aos esforços regionais com vista a pôr termo a guerra civil no Sudão do Sul, pelo que se espera todavia, a aceitação de outras forças insurgentes que se abstiveram de assitir as conversações entre Kiir e Machar.

Assuntos Sudão do Sul  

Leia também
  • 12/07/2018 15:48:19

    Sudão do Sul: Parlamento prorroga mandato do presidente

    Juba - O Parlamento sul-sudanês votou nesta quinta-feira, em Juba, a prorogação do mandato do presidente Salva Kiir, até 2021, na impossibilidade de se realizar este ano as eleições presidenciais, noticiou a Prensa Latina.

  • 10/07/2018 18:10:56

    Quénia: Detido ex-chefe do Estado-Maior do Exército sul-sudanês

    Nairobi - O chefe do Estado-maior general do Exército sul-sudanês, Paul Malong Anan, que se encontra sob prisão domiciliária no Quénia, a pedido do governo do seu país, foi detido, confirfmaram nesta terça-feira, fontes quenianas, citadas pela Prensa Latina.

  • 10/07/2018 16:45:59

    Sudão do Sul: Presidente Salva Kiir reúne-se com homólogo ugandês em Entebbe

    Kampala - O presidente sul-sudanês, Salva Kiir, encontrou-se segunda-feira, com o seu homólogo ugandês Yoweri Museveni, um dia após à realização duma cimeira organizada pelo Uganda, com vista a pôr fim a guerra civil que assola esse país, noticiou à Xinhua.