Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

25 Julho de 2018 | 11h18 - Actualizado em 25 Julho de 2018 | 11h18

Cimeira do BRICS arranca hoje em Joanesburgo

Joanesburgo - A 10ª Cimeira do grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) tem início nesta quarta-feira em Joanesburgo, África do Sul, sob o tema "Colaboração para o Crescimento Inclusivo e Prosperidade Partilhada na 4ª Revolução Industrial".

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Logotipo da 10ª Cimeira do BRICS

Foto: Pedro Parente

Para além dos chefes de Estados membros do grupo, foram convidados os presidentes de Angola, João Lourenço, de Moçambique, Filipe Nyusi, bem como Hage Geingob (Namíbia), Ali Bongo Ondimba (Gabão), Yoweri Museveni (Uganda) e Paul Kagame (Ruanda).

"Todos os chefes de Estado e de governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) foram igualmente convidados para a cimeira", sublinhou a chefe da diplomacia sul-africana.

De acordo com a ministra das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, Lindiwe Sisulu, a 10ª Cimeira BRICS será um "marco histórico" na cooperação destes países, "pois representa uma década de cooperação no mais alto nível diplomático".

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, que preside ao G8, e o da Turquia, Recep Erdogan, participarão na cimeira de três dias, como representantes das economias emergentes no âmbito da iniciativa "Brics-Plus".

A reunião cimeira, em Joanesburgo, culminará com a adopção da "Declaração de Joanesburgo" que inclui as metas acordadas pelos cinco países-membros do BRICS até ao final do ano.

Assuntos África do Sul  

Leia também