Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

01 Agosto de 2018 | 15h31 - Actualizado em 01 Agosto de 2018 | 15h30

Congo: Paz no centro do fórum dos parlamentares

Brazzaville - A 18ª Sessão Ordinária do Comité Executivo do Fórum dos Parlamentos da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) teve início terça-feira em Brazzaville.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mapa da República do Congo

Foto: Foto: Angop

Os participantes da reunião que decorre até quarta-feira estão a estudar a evolução da situação política, de segurança e humanitária nesta parte da África.

A atenção dos participantes está focada na situação dos Estados membros da CIRGL afectados pela insegurança e conflito, mormente o Sudão do Sul, o Burundi, a República Centro - Africana (RCA) e a República Democrática do Congo (RDC).

"A RCA, RDC, Sudão do Sul e o Burundi estão mergulhados em conflitos armados. Nós reunimos para encontrar soluções duradouras para os conflitos que destruem esses países", disse o presidente do comité executivo do fórum dos parlamentos da CIRGL, Gina Michelle Sandzé.

"Queremos inspirarmo-nos em certos países da sub-região, que conhecem esses problemas sociais, mas que, apesar de tudo, encontraram a paz. Essa paz pode ser responsabilidade desses Estados, mas também dos países irmãos", acrescentou.

Os membros do Fórum dos Parlamentos da CIRGL analisarão também os resultados das conclusões e as recomendações do relatório sobre a Iniciativa Parlamentar para a Paz e a Segurança na Região dos Grandes Lagos.

Na abertura dos trabalhos, o Presidente da Assembleia Nacional do Congo, Isidore Mvouba, disse que estas reuniões conduziriam as "propostas concretas para assegurar a melhor gestão dos nossos Estados, mas também para combater o desvio dos fundos e a proliferação do terrorismo ".

O Fórum dos Parlamentos da CIRGL é uma organização inter-parlamentar que reagrupa 12 países da região, nomeadamente o Congo, Quénia, Burundi, Sudão do Sul, Rwanda, Sudão, RDC, RCA, a Tanzânia e a Zâmbia, Angola e o Uganda.

A sua missão consiste numa contribuição  parlamentar significativa para a implementação do pacto de segurança, estabilidade e o desenvolvimento na região dos Grandes Lagos.

Desde o final de 2017, a actual presidência da CIRGL é presidida pelo chefe de Estado congolês, Denis Sassou Nguesso, que sucedeu, João Lourenço.

Assuntos República do Congo  

Leia também