Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

03 Agosto de 2018 | 14h31 - Actualizado em 03 Agosto de 2018 | 14h30

Líbia: Pelo menos 164 migrantes nigerianos regressam à Nigéria

Tripoli - As autoridades líbias anunciaram quinta-feira o repatriamento voluntário de 164 migrantes nigerianos ilegais da Líbia para o seu respectivo país, no quadro do programa de repatriamento voluntário da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Líbia: Migrantes (Arquivo)

Foto: MAHMUD TURKIA

“Um avião descolou do aeroporto internacional de Mitiga para o aeroporto de Abuja, a capital nigeriana, transportando 164 migrantes ilegais, entre as quais, mulheres e crianças”, disse o departamento líbio anti-imigração ilegal num comunicado sem fornecer mais detalhes.

A OIM expulsou mais de 19 mil imigrantes ilegais da Líbia para os seus países de origem em 2017.

O programa de repatriamento voluntário é executado pela OIM no seu projecto de organizar o regresso dos migrantes em situação irregular bloqueados na Líbia para os seus países de origem.

Os abrigos para os migrantes na Líbia estão cheios de milhares de pessoas que foram resgatadas no mar ou presas pelos serviços de segurança líbios.

A Líbia tornou-se num ponto de partida privilegiado para os migrantes clandestinos que desejam atravessar o Mediterrâneo para chegar à Europa devido a insegurança e o caos que reina neste país da África do Norte após o levante de 2011 que derrubou o antigo dirigente Mouammar Kadhafi.

Assuntos Líbia  

Leia também
  • 07/02/2019 11:52:18

    Canadá: Ottawa acolhe 750 ex-escravos da Líbia

    Ottawa - O Canadá espera receber em dois anos cerca de 750 pessoas que escaparam da escravidão na Líbia, anunciou quarta-feira o ministro líbio da migração, Ahmed Hussen, que indicou que 150 elementos do mesmo grupo já obtiveram o asilo.Segundo a ONU, o número de migrantes que cruzam a Líbia para chegar à Europa multiplicou por 10 desde o derrube do coronel Muammar Gaddafi, em 2011.

  • 10/01/2019 13:18:23

    Encontrados cinco corpos de emigrantes à beira-mar na Líbia

    Tripoli - Pelo menos cinco corpos de emigrantes ilegais foram encontrados à beira-mar nesta quarta-feira na região de Hraoua, a 40 quilómetros a leste da cidade de Sirtes (leste de Tripoli), por uma equipa da Sociedade líbia do Crescente Vermelho, indicou uma fonte de guardas costeiras da cidade.

  • 28/12/2018 02:59:19

    Líbia: Rebeldes chadianos sequestram seis soldados em ataque ao quartel líbio

    Trípoli - O ataque de rebeldes chadianos ao quartel da "Décima Brigada", dirigida pelo marechal Khalifa Hafter, homem forte do leste da Líbia, terminou com seis soldados sequestrados, um tenente-coronel morto e dez pessoas feridas, informou à Agência EFE uma fonte de segurança.

  • 27/12/2018 11:04:16

    Líbia: Governo defende levantamento parcial do embargo sobre armas

    Tripoli, 26/12 - O ministro líbio dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Sayala, ressaltou na terça-feira a necessidade de se levantar parcialmente o embargo internacional de armas à Líbia, a fim de fortalecer a segurança do país.