Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

10 Agosto de 2018 | 12h20 - Actualizado em 10 Agosto de 2018 | 12h20

Líbia: Itália desmente ter sugerido o adiamento das eleições

Tripoli - A Itália desmentiu quinta-feira que o seu embaixador pediu o adiamento das eleições presidenciais e legislativas na Líbia, notícia à Xinhua.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira da Líbia

Foto: Divulgação

O desmentido intervém pouco depois de o parlamento líbio, situado no Leste do país, ter denunciado as declarações do embaixador da Itália na Líbia, Giuseppe Perrone, numa recente entrevista a um canal de televisão local.

A 04 de Agosto, Perrone considerou que a realização de eleições na Líbia, antes do fim deste ano não seria possível porque Roma não está de acordo, o que suscitou  descontentamento  e manifestações nalgumas cidades da Líbia.

Quinta-feira de manha, o parlamento líbio   pediu à Itália que substituísse o seu embaixador por causa dos seus comentários inoportunos.

A Comissão de Assuntos Internacionais e da Cooperação Internacional do Parlamento da Líbia advertiu que as observações de Perrone "teriam efeitos negativos sobre as relações entre a Líbia e a Itália".

O governo líbio, apoiado pelas Nações Unidas, disse terça-feira durante uma conferência de imprensa em Tripoli, que a data das próximas eleições presidenciais e legislativas seria decidida unicamente pelos líbios.

Em Maio ultimo, a França acolheu uma reunião de emergência sobre a Líbia, com a participação das diferentes partes líbias, com vista a por fim a crise política e militar no país. As partes acordaram realizar as eleições presidenciais e legislativas ”credíveis” agendadas para 10 de Dezembro.   

Apesar da assinatura de um acordo de paz das diferentes facções políticas líbias sob a égide das Nações Unidas em Dezembro 2015, a Líbia continua politicamente dividida entre os governos do Leste e do Oeste do país, ambos reivindicando a legitimidade.

Assuntos Líbia  

Leia também
  • 08/08/2018 18:05:08

    Líbia: Conselho Presidencial analisa pacote de reformas económicas

    Tripoli - O porta-voz do Conselho Presidencial líbio, Mohammed El Sallak, disse nesta quarta-feira, em Tripoli, que esse órgão está analiosar o pacote legal das reformas económicas previstas a serem implementadas proximamente, noticiou a Prensa Latina.

  • 03/08/2018 14:31:07

    Líbia: Pelo menos 164 migrantes nigerianos regressam à Nigéria

    Tripoli - As autoridades líbias anunciaram quinta-feira o repatriamento voluntário de 164 migrantes nigerianos ilegais da Líbia para o seu respectivo país, no quadro do programa de repatriamento voluntário da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

  • 01/08/2018 11:16:14

    Líbia: Governo nomeia nove novos embaixadores

    Tripoli - O Presidente do Conselho presidencial do governo de União Nacional líbio, Fayez al-Sarraj, nomeou terça-feira nove embaixadores da Líbia no estrangeiro, informou a PANA nesta quarta-feira.