Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

09 Agosto de 2018 | 10h26 - Actualizado em 09 Agosto de 2018 | 10h25

Sudão: Três grupos armados de Darfur prolongam cessar-fogo

Cartum - Três grupos armados de Darfur (Oeste do Sudão) anunciaram quarta-feira que prolongaram para três meses o seu cessar-fogo unilateral, citando “razões humanitárias”, notícia à Xinhua.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Omar al-Bashir, Presidente do Sudão

Foto: SIMON MAINA / AFP

Num comunicado conjunto, a facção Minni Minnawi do Movimento de libertação do Sudão (MLS-MM), o Movimento para à Justiça e Igualdade (MJE) dirigido por Jibril Ibrahim e o MLS-Conselho de transição precisam que a cessação das hostilidades vai durar até 06 de Novembro próximo.

Estes grupos explicam que esta decisão vai permitir proteger os civis e ter um acesso sem entraves à ajuda humanitária para às vítimas da guerra civil, criando um ambiente favorável para as discussões de paz.

O presidente sudanês, Omar el-Béchir prolongou no mês passado o cessar-fogo em todas as zonas de combate até o fim do ano. Nestes últimos anos, governo e rebeldes comprometeram-se várias vezes a renovar o cessar-fogo.

O governo central é confrontado desde 2003 por vários grupos armados em Darfur. Ele combate também desde 2001 os rebeldes do Movimento Popular de Libertação do Sudão-Norte (MPLS-N) nos Estados meridionais do Kordofan do Sul e do Nilo Azul.

Assuntos Sudão  

Leia também