Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

16 Agosto de 2018 | 01h47 - Actualizado em 16 Agosto de 2018 | 01h47

Mali adia anúncio de resultados eleitorais para esta quinta-feira

Bamako - O Ministério maliano da Administração do Território anunciou para hoje (quinta-feira) a publicação dos resultados provisórios das eleições presidenciais inicialmente prevista para quarta-feira, 15 de Agosto.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O Ministério justificou esse adiamento pelo facto de que as atas físicas dos resultados nas localidades de Tessalit, Menaka e Nampala ainda não chegaram à Comissão Nacional de Centralização de Resultados.

Quinta-feira é o penúltimo dia do prazo legal para a divulgação dos resultados, em conformidade com as disposições da lei eleitoral maliana.

Na segunda-feira, o candidato da oposição à segunda volta das presidenciais, Soumaïla Cissé, rejeitou os resultados do escrutínio realizado domingo, antes da sua divulgação, e reclamou vitória junto dos seus apoiantes.

Em conferência de imprensa na sede do seu partido na capital maliana (Bamako), Cisse, de 68 anos de idade, denunciou fraude e prometeu não aceitar os resultados quando forem anunciados.

"Eu apelo a todos os Malianos para que se levantem (...) Não aceitamos a ditadura da fraude", apontou Cissé, ex-ministro das Finanças e antigo presidente da Comissão da União Económica e Monetária da Oeste Africana (UEMOA), de 2004 a 2011.

Por seu turno, o partido no poder começou, também segunda-feira, a lançar resultados que colocam o chefe de Estado cessante, Ibrahim Boubacar Keïta, como favorito.

A comunidade internacional observa com atenção estas eleições presidenciais num país que se confronta com a ameaça 'jihadista', apesar de cinco anos de intervenções militares internacionais.

Assuntos Eleições  

Leia também
  • 15/08/2018 05:48:46

    São Tomé e Príncipe: Dois partidos oficializam coligação para eleições gerais

    São Tomé - Dois partidos da oposição são-tomense fundiram-se para formar uma coligação designada movimento MDFM/PL-UDD, uma união política que se propõe como alternância ao poder na perspectiva das eleições gerais de 7 de Outubro próximo.

  • 15/08/2018 05:42:50

    Candidato da oposição reclama vitória nas presidenciais no Mali

    Bamako - O candidato da oposição à segunda volta das eleições presidenciais no Mali, Soumaïla Cissé, rejeitou segunda-feira os resultados do escrutínio realizado domingo, mas ainda não divulgados, e reclamou vitória junto dos seus apoiantes.

  • 10/08/2018 15:59:26

    Sudão: Omar Al-Bashir candidato às eleições de 2020

    Cartum - O Partido do Congresso Nacional (PCN, no poder), anunciou nesta sexta-feira, em Cartum, que apoiará o presidente do Sudão, Omar al-Béchir, como candidato às eleições de 2020, embora o mandatário tenha anunciado deixar o poder nesse período, noticiou a Prensa Latina.