Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

23 Agosto de 2018 | 15h31 - Actualizado em 23 Agosto de 2018 | 15h31

Serra Leoa: Governo lança oficialmente programa de educação gratuita

Freetown - O presidente da Serra Leoa, Julius Maada Bio, lançou nesta quinta-feira, em Freetown, o seu programa de educação gratuita para 1,5 milhões de crianças das escolas primárias e secundárias a partir de Setembro, em cumprimento de uma promessa eleitoral, noticiou a Prensa latina.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mapa da Serra Leoa

Foto: Digulgação

“Prometi educação gratuita durante as eleições e estou aqui para implementá-lo”, afirmou Bio, durante o lançamento oficial.

Bio, que assumiu o cargo em princípios de Abril, depois de uma campanha eleitoral que pôs fim à uma década de governo do agora opositor Partido Congresso do Povo, prometeu dias antes que daria ao programa três dos seus salários mensais.

Em Maio, o presidente anunciou que o Estado cobrirá as matrículas e os materiais de escolares e advertiu que os pais seriam multados ou incarcerados se não enviarem os seus filhos à escola.

Por outro lado, o chefe de Estado prometeu quase o dobro do orçamento de educação (de 111 a 120 por cento dos gastos públicos), professores mais qualificados, novas escolas e uma expansão do programa de merenda escolar.

O presidente apelou ao sector privado para apoiar a iniciativa para o desenvolvimento do país, ao considerar a educação como um direito fundamental para todos os serraleonenses.

A medida é considerada precusora na educação em África, pois muito poucos países do continente oferecem educação gratuita e na maioria dos casos esta abarca somente à primária.



 

Assuntos Educação  

Leia também
  • 15/12/2018 03:49:05

    Mali: UE financia escolarização de 25 mil crianças no Mali

    Bamako - O Mali lançou, quinta-feira, um Programa de Apoio à Inclusão Escolar (PAIS, sigla em francês), financiado pela União Europeia (UE), para o retorno à escola de cerca de 250 mil crianças não escolarizadas, anunciou sexta-feira a Agência Maliana de Notícias (AMAP).

  • 29/11/2018 16:20:02

    Líbia: Reintroduzida língua francesa no sistema de ensino

    Trípoli - O ministério da Educção do Conselho presidencial acordou nesta quinta-feira, com a embaixadora da França na Líbia, Béatrice Le Fraper, preparar 120 professores para reintroduzir o ensino de língua francesa nesse país da África do Norte, noticiou a Prensa Latina.

  • 13/05/2018 18:32:52

    Serra Leoa: Presidente declara gratuito ensino no país

    Freetown - O presidente da Serra Leoa, Julius Maada Bio, declarou neste domingo, em Freetown, que o ensino no país será gratuito a partir de Setembro, em cumprimento de uma promessa de campanha, noticiou a Prensa Latina.