Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

22 Agosto de 2018 | 10h48 - Actualizado em 22 Agosto de 2018 | 10h48

Sudão do Sul: Partes reafirmam determinação de aplicar acordo

Addis Abeba - As partes envolvidas no processo de paz no Sudão do Sul reafirmaram, terça-feira, em Addis Abeba, a determinação comum de aplicar plenamente o acordo de paz.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mapa do Sudão do Sul

Foto: Cedida

"Nós, as partes, incluindo o Governo de Transição de União Nacional da República do Sudão do Sul (TGONU), o Movimento Popular de Libertação do Sudão/Exército - na oposição (SPLM/A-IO), Aliança da oposição do Sudão do Sul (SSOA), os Antigos detidos (FDS), os Outros partidos políticos (OPP) e as organizações da sociedade civil, reiteramos a nossa a nossa determinação para aplicação plena do acordo revisto, que vamos preparar ", indica um comunicado divulgado terça-feira pela Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD).

As partes também concordaram em "envolver-se novamente na busca de uma sociedade unida, pacífica e próspera, baseada na justiça, igualdade, respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito".

As partes em conflito no Sudão do Sul assinaram no final de Junho o Acordo de Paz de Cartum no Sudão, que incluía um cessar-fogo permanente.

O presidente sul - sudanês, Salva Kiir, o chefe da oposição, Riek Machar, um representante dos prisioneiros políticos no Sudão do Sul e representantes de vários outros grupos de oposição do Sudão do Sul assinaram o documento em Cartum.

As partes concernentes também pediram a comunidade da África Oriental e seus parceiros a trabalharem juntos para ajudar a trazer a paz duradoura à nação mais jovem do mundo.

O Sudão do Sul vive, há cinco anos, por uma guerra civil que causou um forte impacto na população civil, resultando numa das piores crises de refugiados do mundo.

Assuntos Sudão do Sul  

Leia também