Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

29 Agosto de 2018 | 09h48 - Actualizado em 29 Agosto de 2018 | 09h47

África do Sul e Reino Unido reafirmam acordo comercial regional com Moçambique

Joanesburgo - A África do Sul e o Reino Unido assinaram uma Declaração Conjunta sobre o Acordo de Parceria Económica entre o Reino Unido, a União Aduaneira da África Austral (SACU) e Moçambique, anunciou o presidente sul-africano.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa

Foto: Pedro Parente

Cyril Ramaphosa disse, em conferência de imprensa, no final da reunião de terça-feira com a primeira-ministra britânica, Theresa May, na Cidade do Cabo, que a declaração "é um avanço significativo" nas negociações em curso entre os ministros do Comércio da SACU e o Reino Unido, sobre um futuro acordo comercial.

"Confirmámos também o nosso desejo de que a saída do Reino Unido da União Europeia seja concluída de uma forma que restabeleça a estabilidade dos mercados económicos e financeiros", disse Ramaphosa.

De acordo com o chefe de Estado sul-africano, a reunião bilateral com a primeira-ministra britânica, identificou sectores-chaves de investimento para impulsionar o crescimento económico e o desenvolvimento, no âmbito da cooperação bilateral com o Reino Unido.

"Esses sectores incluem a manufacturação, o agroprocessamento, desenvolvimento de infra-estruturas, mineração, energia e turismo", explicou Ramaphosa.

O Reino Unido é o sexto maior parceiro comercial da África do Sul, com um total de 79,5 biliões de rands (4.700 milhões de euros), segundo dados de 2017 divulgados pela presidência da República sul-africana.

Em 2017, cerca de 448 mil turistas britânicos visitaram a África do Sul, adiantou.

A primeira-ministra Theresa May é aguardada quarta-feira na Nigéria e no dia seguinte no Quénia, última etapa da sua primeira visita oficial a África.

O Reino Unido prepara-se para sair da União Europeia em Março de 2019.

Assuntos África do Sul  

Leia também